O dia da Independência no Paraná terminou com um vendaval que atingiu boa parte do Estado. Chuva e ventos fortes e até granizo foram registrados desde a tarde de segunda-feira (7) nas diversas regiões. No meio da noite, a tempestade chegou a Curitiba, depois de ter provocado estragos no interior.

Áreas de chuvas ocorreram nas diversas regiões do Estado, com registros de rajadas de ventos fortes e formação de granizo. As rajadas de ventos mais fortes ocorreram em Cândido de Abreu 89,3 Km/h, Lapa 85 Km/h, Cianorte 85,3 Km/h e União da Vitória 76,7 Km/h.

A instabilidade atmosférica persiste ao longo da terça-feira (8) em todas as regiões do estado. Áreas de instabilidade que atuam sobre a região Sul do Brasil dão origem a uma nova frente fria. Por isso, o dia será chuvoso em todas as regiões paranaenses, com ocorrências de temporais (inclusive com granizo) entre a madrugada e o decorrer do dia. Os maiores volumes de chuva devem ser registrados na metade norte do Estado até a divisa com o estado de SP.

No fim da tarde a chuva de granizo atingiu cidades da região Oeste do Paraná. Na área rural de Santa Helena e Guaíra foram registrados estragos em residências. Em Matelândia, houve quedas de árvore e destelhamentos. Houve queda de granizo também em Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Céu Azul, Maripá, Missal, Guaíra, Matelândia e Santa Tereza do Oeste.

Balanço – A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recebeu informações das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil sobre registros de danos resultantes de vendaval e granizo no interior do Paraná, especialmente nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul. Destelhamentos, quedas de árvores, danos em telhados e veículos provocados pelas pedras de gelo afetaram, segundo dados preliminares, atingiram 15 municípios.

Fotos encaminhadas para a Defesa Civil mostram granizo do tamanho de uma bola média.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil disponibilizará, no início da manhã desta terça-feira (08), o boletim contendo a relação dos municípios afetados.