Publicidade
2021-2026

Venezuela fará eleição para novo Parlamento em 6 de dezembro

(Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

A Venezuela realizará no final do ano, em 6 de dezembro, eleições para a escolha dos novos integrantes do Parlamento. A informação foi divulgada ontem (1º de julho) pelo Conselho Eleitoral, ao passo que a oposição argumenta, antecipadamente, que a votação será fraudada em favor do Partido Socialista.

Desde 2016 o Parlamento está na mão da oposição, sendo que o atual chefe do Legislativo, Juan Guaidó, foi reconhecido por dezenas de países como o legítimo líder do país após a acirrada reeleição de 2018 do presidente Nicolás Maduro.

As eleições no final deste ano, anunciadas em uma transmissão pela televisão, irão eleger os novos representantes do legislativo para o período 2021-2026. A oposição, entretanto, se recusa a reconhecer as decisões do Conselho Eleitoral recentemente nomeado, alegando que ele foi ilegalmente designado pelo Supremo Tribunal de Justiça pró-governo.

"Os venezuelanos não participarão de uma farsa, como em maio de 2018", escreveu Guaidó no Twitter, referindo-se à reeleição de Maduro que foi amplamente boicotada pela oposição. "Escolhemos viver com dignidade e democracia."

Os críticos de Maduro também observam que o tribunal interveio na liderança dos principais partidos da oposição, colocando-os nas mãos de membros dos grupos que foram expulsos por acusações de que eram aliados dos governistas.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES