Franklin de Freitas

A chuva chegou com força a Curitiba nesta segunda-feira, 11. Os ventos derrubaram algumas árvores. A Defesa Civil de Curitiba registrou 11 solicitações para retirada de árvores ou de galhos grandes que caíram após chuvas rápida e localizadas com ventos de até 42 km/h, no período das 13h às 17h.

No Síito Cercado, uma árvore caiu sobre um carro que estava estacionado em frente a Unidade de Saúde Xapinhal. Não houve feridos. Segundo as informações da Copel, houve vários chamados sobre rompimento de cabos de energia. 

Equipes do Meio Ambiente, da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da Superintendência de Trânsito estão mobilizadas para fazer os atendimentos.

Houve, ainda, uma ocorrência de alagamento no bairro Pinheirinho (Rua Luciano Liuzzi, 931). Viatura da Guarda Municipal a caminho.

O cidadão que precisar comunicar a Prefeitura sobre a queda de árvores deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão ou pelo site (www.central156.org.br). O atendimento acontece por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

A orientação da Defesa Civil é de evitar sair de casa durante uma tempestade. Se a pessoa estiver na rua, evitar se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, uma vez que Curitiba tem registrado grande incidência de raios.

A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 e, também, pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão) e pelo 153 (Centro de Operações da Defesa Social – Guarda Municipal).

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193) e pela Copel.

As ocorrências foram nos seguintes endereços:

– US Xapinhal: uma araucária caiu sobre um veículo e provocou danos na fiação elétrica. Copel no local.
– Rua Celeste Tortato Gabardo 1.542 – Sítio Cercado (árvore na calçada)
– Rua Gabriel Frederico de Miranda, 689 – Xaxim (árvore na calçada)
– Avenida Cândido Hartmam, 1.712 – Bigorrilho (árvore em via pública)
– Rua Monte Sião – Pinheirinho (árvore em via pública)
– Rua Miguel Raicoski Sobrinho – Pinheirinho
– Rua Frederico Lambertuci, 759, Fazendinha (árvore em via pública)
– Rua Padre Rafael Kalinowiski – Pinheirinho
– Rua Nicodemos Zeglin, 50 – Uberaba (árvore caiu na praça)
– Rua Dante Honório, 781 – Xaxim (árvore em via pública)
– Rua Arnaldo Gusi, 521 – Alto Boqueirão (araucária caiu em cima de um lava car)