Os vereadores que fazem parte da Comissão de Saúde da Câmara de Umuarama  pediram o fechamento da maioria dos postos de saúde do município. A decisão está em relatório divulgado na noite de segunda-feira (18) .

Foram cinco meses com a comissão fazendo entrevista com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), visitando as a 23 unidades básicas e avaliação do atendimento de médicos, enfermeiros e funcionários da saúde em Umuarama.

No relatório, os vereadores apontam que as unidades de saúde se encontram em prédios deteriorados, cheios de goteiras, infiltrações, com forros caindo do teto, caixas de remédios que deveriam ser entregues a pacientes armazenadas no chão e , equipamentos básicos para a realização de consultas quebrados, entre outras irregularidades, como servidores que não cumpriam o horário de trabalho. Os problemas teriam, inclusive, sido encontrados em postos reformados recentemente.

O posto central foi reformado e colocaram um elevador. Até hoje esse equipamento não funciona e toda vez que chove o posto fica alagado e aparecem várias goteiras, conta o vereador Jones Vivi, relator da Comissão. Segundo ele, os problemas verificados pela comissão  existem há mais de três anos e são motivados por gestores municipais, médicos e funcionários que não estão comprometidos com o setor.

O relatório agora será entregue ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal. Também haverá uma reunião com a Prefeitura, nas quais serão expostos os problemas verificados e serão definidas futuras ações.