O ensino médio chegou ao fim e agora é hora de pensar no vestibular. Mas isso não precisa ser uma dor de cabeça se você tiver uma boa estratégia de estudos. Quem quer se preparar e fazer uma prova perfeita, deve ter consciência da importância do planejamento.
Criar uma rotina de estudos, praticar a redação e cuidar da saúde são algumas alternativas para mandar bem no dia da prova. Ainda assim, outros fatores também precisam ser levados em consideração.
A primeira coisa é descobrir qual o método de estudo tem mais a ver com a personalidade do estudante. Cada aluno tem um estilo de aprendizagem diferente do outro. Isso porque as pessoas têm métodos diferentes para fixar o conteúdo. Os principais métodos de estudos são o visual, o auditivo e o cinestésico.

Entenda a seguir um pouco sobre cada método de estudo:

Visual: são aquelas pessoas que utilizam o imagético para aprender melhor. Nesse caso, ler, escrever, fazer anotações e desenvolver mapas mentais vai garantir que o aluno fixe melhor o conteúdo.

Auditivo: são aquelas pessoas que retém melhor o conteúdo quando ouvem o que está sendo ensinado. Vídeoaulas, audiobooks e até mesmo estudar em voz alta são excelentes recursos para o aprendizado.

Cinestésico: são aquelas pessoas que utilizam o tato e situações práticas para assimilarem a matéria. Por isso, fazer associações com o dia a dia e fazer cards de memorização são ideais para reter o conhecimento.

10 dicas indispensáveis de como estudar para o vestibular

1 Crie uma rotina de estudos
Faça com que os estudos sejam um compromisso diário. Reserve algumas horas do dia para se dedicar aos estudos e adapte sua rotina pessoal. Estudar constantemente no mesmo horário propicia o cérebro reter melhor as informações.

2 Monte um cronograma
Não adianta estudar tudo no mesmo dia. Monte um cronograma para sua semana e defina somente uma ou duas matérias por dia.

3 Pratique a Redação
A redação é uma etapa que exige calma, concentração e talento. E talento vem com a prática. Reserve um dia do seu cronograma para praticar a redação, pesquise quais foram os temas das provas anteriores e treine a partir deles. Após algum tempo de prática, estipule um horário e cronometre o tempo demandado para cada texto.

4 Acompanhe as notícias do dia
Agora é hora de ficar informado com as notícias do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias do dia, busque diversas fontes, com diferentes posicionamentos, e então construa uma opinião crítica sobre elas.

5 Treine com provas anteriores
Simulados e provas dos anos anteriores podem dar um norte em sua estratégia de estudos. A partir da realização dessas provas, você consegue identificar quais conteúdos já domina e quais ainda precisam de um reforço. Treine, confira os gabaritos e avalie sem julgamentos o seu conhecimento.

6 Faça revisões constantes
A partir da realização das provas anteriores, você pode observar quais conteúdos precisam ser retomados e revisados. Coloque algum dia da semana para revisar as matérias estudadas. As revisões constantes são importantes para não acumular muita matéria dias antes da prova.

7 Use a tecnologia a seu favor
Resista à tentação, silencie notificações e defina horários para usar o celular e navegar nas redes sociais. Busque videoaulas no YouTube, participe de grupos de estudo no Facebook, baixe aplicativos para cronometrar o tempo e organizar a rotina de estudos.

8 Cuide da sua saúde
Sem uma boa alimentação, provida de vitaminas, minerais e nutrientes, o seu corpo não vai resistir à rotina de estudos. Coma bem, durma bem, respire fundo, se hidrate, tome água e também um pouco de sol. E ajeite sua coluna.

9 Mantenha-se motivado
Se o cansaço ou desânimo bater, procure alternativas para recuperar o fôlego e espantar o baixo-astral. Crie uma lista de motivos para continuar estudando e se preparar para o dia do vestibular.

10 Peça ajuda quando precisar
Não tenha medo de pedir ajuda quando precisar. Seja para revisar um material, para ler a sua redação, para conversar e desabafar quando está prestes a surtar. Todos nós precisamos de ajuda em algum momento da vida e sempre podemos contar com uma ou mais pessoas para esses momentos difíceis.