THALES DE MENEZES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Helen Mirren está fazendo um filme atrás do outro, o que é ótimo. A diva britânica de 72 anos aumenta cada vez mais sua coleção de personagens memoráveis. Já o canadense Donald Sutherland, 82, anda trabalhando pouco, o que é ruim. Juntos em Ella & John, os veteranos brilham num dos grandes filmes da temporada.
É tentador dizer que se trata de uma história pra cima. Há realmente leveza e romantismo na aventura do casal maduro que sai para uma viagem em seu antigo motorhome sem avisar aos filhos, buscando nela um último grande momento em suas vidas.
Mas o clima fica às vezes bem pesado, e não poderia ser diferente nas condições enfrentadas por John e Ella. Sofrendo de Alzheimer, ele alterna breves momentos de lucidez com períodos nos quais nem reconhece a mulher e os filhos. Ela, por sua vez, enfrenta um câncer devastador em fase terminal.
Na melhor tradição dos road movies, Ella e John caem em situações enternecedoras e em outras ameaçadoras. Encontram jovens fofos que adoram os velhinhos, mas também precisam lidar com gente malvada e perigosa. Têm que escapar de ladrões e também de policiais que podem, mesmo com boas intenções, atrapalhar a jornada libertadora do casal.
Quem tem pais ou avós que precisam de cuidados diários vai certamente se identificar com algumas cenas, num roteiro que não procura fugir de situações constrangedoras e humilhantes que os problemas de saúde da velhice podem provocar.
John é o cativante professor de literatura que vive cada vez mais em seu mundinho de livros. Começa a falar de grandes autores, principalmente Ernest Hemingway, seu favorito, com qualquer pessoa que cruza seu caminho. Mesmo que o interlocutor não tenha a menor ideia do que John está falando.
Ella é superprotetora com o marido, tenta ser uma fortaleza diante das adversidades. É dela a ideia de levar John para visitar a casa de Hemingway na Flórida, hoje um museu, e realizar esse desejo antigo do companheiro.
O roteiro é envolvente e engenhoso, guardando para sua parte final uma surpresa na trama, realmente inesperada e que pode alterar completamente o desfecho da jornada do intrépido casal.
Este é um filme americano do diretor italiano Paolo Virzi, conhecido no Brasil principalmente pelo longa A Primeira Coisa Bela (2010). Seu olhar europeu deixa tudo longe de qualquer armadilha emotiva comum em filmes americanos que pretendem fazer a plateia chorar.
O charme inegável dos atores serve à discussão dos direitos dos idosos sobre decidir como querem viver e não permite que o filme seja panfletário. Não há uma tomada de posição, apenas a defesa da liberdade de escolha.
Talvez o encantamento de Ella & John venha justamente na opção do diretor em misturar alegrias e tristezas em doses variadas. Como acontece de verdade na vida.
ELLA & JOHN (THE LEISURE SEEKER)
Classificação: 14 anos
Elenco: Helen Mirren, Donald Sutherland e Janel Moloney
Produção: Itália/França, 2017. 112 min
Direção: Paolo Virzì
Avaliação: ótimo