Diversão segura em tempos de pandemia

Viagens de curta distância são aposta do turismo no Paraná

Colheita de uva em vinícola em Campo Largo
Colheita de uva em vinícola em Campo Largo (Foto: Valquir Aureliano)

Viagens de curta distância, feitas de carro e dentro do grupo familiar, com foco na exploração do turismo ao ar livre e das belezas naturais. Esse é o ponto central da terceira fase da campanha de retomada da atividade no Paraná estruturada pelo Governo do Estado, que terá início em março com duração até agosto.

A intenção é incentivar o turista a viajar respeitando todas as normas sanitárias previstas no protocolo de segurança da Covid-19. Ou seja, incrementar um setor importante da economia para a geração de emprego e renda mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. O planejamento elaborado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo marca a retomada da campanha logo após o fim da temporada de verão. O investimento será de R$ 512 mil, com apoio do Governo Federal. O projeto prevê divulgação em diferentes mídias de comunicação e sociais.

“A pandemia do novo coronavírus atrapalhou uma atividade que vinha em franca expansão no Estado. O Paraná tem um potencial muito grande, belezas naturais que podem ser exploradas com segurança, dentro do núcleo familiar, respeitando o protocolo sanitário da doença”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “É uma adaptação, uma alternativa pensada para que o setor possa se reinventar até que tudo possa voltar ao normal. Explorar o turismo perto de onde se mora”, acrescentou.

O projeto é uma iniciativa da Paraná Turismo e Invest Paraná, em parceria com instituições representativas dos setores público e privado que fazem parte do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur). Conta também com a colaboração das Instâncias de Governança Regionais (IGR’s) das 14 regiões turísticas do Paraná.

Foram mapeados 12 mercados emissores (de onde partem os turistas) dentro do Estado: Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Umuarama, Campo Mourão, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão e Guarapuava.

A definição dos polos levou em consideração a densidade populacional e da capacidade de renda. Porém, explicou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, os 217 municípios paranaenses que pertencem ao Mapa do Turismo serão beneficiados pelo programa de retomada.

Pesquisa revela interesse do paranaense em viajar por perto em 2021

Diretora-técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta destacou que duas pesquisas feitas pela autarquia embasaram o planejamento. Foram ouvidos no decorrer do ano passado empresários do setor, turistas e representantes dos municípios. Segundo ela, o resultado mostrou que 72% dos pesquisados pretendem viajar em 2021, sendo que 94% deles desejam fazer viagens pessoais. Neste caso, o automóvel próprio para se deslocar em família é o grande aliado.

“Pensamos que os grandes municípios podem abraçar as cidades menores que estão em volta. Que os moradores de Maringá, por exemplo, possam conhecer as trilhas e parques que têm nos arredores. É a grande oportunidade de conhecer o próprio Estado, sempre com segurança”, disse a diretora.

Colheita de uva é alternativa charmosa na Grande Curitiba

Josianne Ritz

Em tempos de pandemia e a necessidade distanciamento social, muitos curitibanos têm procurado outras formas de turismo, muitas vezes mais rápido e mais próximos. Cachoeiras, espaços verdes em chácaras e até colheita de uvas. A Vinícola Legado, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, já apostava nesta forma de turismo antes do coronavírus chegar, mas viu a procura aumentar durante a pandemia. “Sentimos um aumento de procura e também da curiosidade e abertura para os produtos e opções locais”, diz Heloíse Merolli, proprietária da Vinícola Legado. “Cada vez mais pesquisas vem dando importância ao quesito ventilação como fator fundamental para prevenção da Covid-19, por isso o turismo ao ar livre em ambientes com restrição e controle de acesso é uma alternativa de baixo risco de lazer, contribuindo para a saúde emocional dos participantes”.

Ela conta que inúmeros cuidados adicionais foram incorporados à rotina da vinícola, como a área de alimentação e preparo dos alimentos, que seguem o protocolo desenvolvido pela Abrasel para o setor, tudo é embalado individualmente. Também são utilizados materiais de uso não retornável, como as taças de acrílico que ficam como recordação para o cliente e a sanitização dos sanitários. “Foi intensificada e é indispensável o uso de máscara menos nos momentos de alimentação e degustação, além do distanciamento entre grupos familiares, que em atividades como degustação e visita são de 1,5 m, mas durante o piquenique chegam a ser de 3 a 4 metros. Além disso passamos a atender apenas com reservas, com controle de acesso na entrada da propriedade, o que é fundamental para segurança de todos”, explica Heloíse.

No último sábado começaram as colheitas. O primeiro evento chamado de “Amanhecer no Vinhedo”, que antes acontecia em um dia, agora acontece em quatro dias para garantir o distanciamento. O passeio se inicia na recepção da vinícola para as boas vindas, explicações sobre o processo e para a entrega dos kits com materiais para ajudar na colheita das uvas bordô, base dos sucos de uva Sapienza e o café da manhã para quem escolher a opção com alimentação. Na sequência, os participantes seguem até o vinhedo, onde estarão montadas as áreas de piquenique por família para a colher os frutos e desfrutar da natureza A atividade tem duração de 3 horas com valores diferenciados pelo tipo de experiência e idade do participante. Essa opção acontece ainda nos dias 16 e 17 de janeiro. Nos finais de semana seguintes até o dia 14 de fevereiro, os participantes terão a experiência “Colheita com Espumante”, que prevê a colheita as uvas viníferas que formam os vinhos e espumantes finos da Vinícola Legado. Ambos pacotes possuem opcional de café da manhã. Crianças de até 7 anos não pagam. Os valores vão de R$ 55 a R$ 110.

Heloíse lembra que a vinícola também oferece visitas guiadas, aos sábados e domingos às 15h. “Percorremos os vinhedos com uma carreta aberta, puxada por trator, fazemos uma pausa no vinhedo para falar sobre o cultivo das uvas e também na cantina de elaboração para explanar a elaboração de vinhos e espumantes finalizando com a degustação de 3 produtos da vinícola”, explica a empresária. Há também as opções de cesta de piquenique à tarde, das 13h às 17h30, em bosques com mesas e bancos de pallets, futons e redes.

A experiência da colheita já começa na compra dos ingressos. Pelo grande número de dias e de pacotes disponíveis, a Legado criou um site especial com todas as informações sobre a experiência, valores dos ingressos e dias disponíveis. Pelo https://colheitalegado.online/ o participante pode saber tudo sobre o evento e realizar sua compra, simples e direto, consultando ali mesmo as principais dúvidas. As vendas já estão abertas e vale lembrar que nos dois anos anteriores os ingressos se esgotaram rapidamente, então corra para garantir o seu.

Sobre

A vinícola

A Vinícola Legado surgiu a partir de um primeiro vinhedo de Cabernet Sauvignon plantado em 1998. Se constituiu como empresa em 2006, quando os novos vinhedos de Cabernet Sauvignon, Merlot Pinto Noir, Fiano e Viognier, começaram a ser implantados. O processo foi até o ano de 2010.

A primeira safra a ser elaborada foi em 2008 dos espumantes Flair Brut rosé e branco. Hoje, a vinícola produz apenas vinhos finos, ou seja, produzidos de uvas viniferas: espumantes Brut e Nature pelo método champenoise, vinhos tintos, brancos e rosés, licorosos, grappa , cerveja artesanal e suco integral. Todos em edições de pequeno volume e de uvas 100% locais.

Serviço
Momento da Colheita 2021 | Vinícola Legado
Quando: Até 14 de fevereiro
Ingressos e informações: https://colheitalegado.online/
Whatsapp: 41 991999744