Trânsito

Viatura vai ‘ler’ placas de carros em Araucária

A partir da próxima quinta-feira, uma viatura do Departamento de Trânsito de Araucária começará a circular pelas ruas da cidade equipada com as câmeras que realizarão a leitura das placas dos carros estacionados nas áreas do estacionamento rotativo gratuito. Diferente do antigo sistema, o motorista poderá ficar na vaga por até 1 hora gratuitamente. O respeito ao período de até 1 hora de permanência no mesmo local é importante para evitar a lavratura de auto de infração. O rotativo visa melhorar a rotatividade em 36 trechos da área central de Araucária. Desta forma, não será mais possível que um veículo ocupe a vaga durante o dia todo.

O veículo conta com quatro câmeras externas para fazer a leitura das placas de veículo. A leitura ocorre com a viatura em movimento e é possível mesmo quando a placa do veículo estiver quase escondida entre veículos muito próximos. Os agentes de trânsito que ocupam a viatura já poderão validar os casos de irregularidade detectados pelo sistema para que as notificações dos condutores sejam realizadas. Com esse sistema de leitura de placas também é possível que a equipe de Trânsito receba alerta de veículos com documentos atrasados ou até veículos roubados

O estacionamento rotativo gratuito vale no período de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas e aos sábados das 9 às 13 horas nas vias com a sinalização (placas específicas) nos trechos em que há sinalização do rotativo.