Melanie Wasser / Unsplash – Diversos estados brasileiros registram queda no número de denúncias contra violência doméstica durante pandemia

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), houve um crescimento de 8,5% no número de violência doméstica no primeiro trimestre de 2020 em relação ao ano passado. Em contrapartida, após março, período em que se iniciou o isolamento social, os números caíram.

 Especialistas acreditam que essa redução esteja relacionada a dificuldade que as mulheres encontram em realizar a denúncia com os maridos em casa. Essa redução não bate com os dados de feminicídio, que teve um crescimento de 17,5% considerando os meses de março e abril em relação a 2019, o que reforça a teoria da dificuldade que mulheres agredidas encontram em pedir ajuda.

Na capital do estado, em Curitiba, a Assessoria de Direitos Humanos e Políticas Para as Mulheres está alerta para os dados e lançou uma cartilha para orientar síndicos no combate à violência doméstica. Essa é uma ação interessante para orientar os responsáveis do condomínio sobre os serviços oferecidos pela prefeitura na cidade.

 A cartilha apresenta conteúdo informativo em 16 páginas. Dentre as informações trazidas, a prefeitura disponibiliza telefones para as denúncias, que podem ser feitas de forma sigilosa, sem que seja preciso se identificar. Com o subtítulo “Sua denúncia faz diferença”, um trecho da cartilha reforça a importância de ligar para as autoridades competentes:

 “Você pode acreditar que a denúncia expõe ainda mais a mulher ao risco, mas o silêncio é o maior inimigo das mulheres que vivenciam a violência doméstica e familiar. A sua denúncia pode salvar uma vida. Mesmo em casos que a vítima não se pronuncie, a Polícia Militar ou Guarda Municipal devem ser acionadas.”

Se a vítima tiver dificuldades de fazer uma denúncia, existem outra alternativas. Durante a pandemia, tornou-se muito conhecida uma iniciativa da Magazine Luiza para facilitar a vida das mulheres que gostariam de denunciar os companheiros.

 Como bem lembrado pelo UniversoDelas, no entanto, a campanha já existe desde março de 2019, e não surgiu apenas na pandemia, como muitas pessoas acreditaram.

 Através do seu aplicativo “Magalu”, é possível fazer uma denúncia ou pedir ajuda de forma discreta. Com o aplicativo instalado, basta a pessoa clicar em “Sua conta”, acionar o botão “Violência contra a mulher” e uma tela que imita um carrinho de compras se abrirá (print).

 Aparecerão duas ofertas falsas para compra de livro para disfarçar a ação. Em um botão é possível conversar pelo chat com o Ministério dos Direitos Humanos e no outro ligar para o 180. Em ambos canais a pessoa será direcionada para os órgãos responsáveis.

 Vale ressaltar que se a situação for de emergência, é preciso ligar para o 190. Essa opção também aparece disfarçada na tela.