Balanço

Virada Esportiva 2018 fortalece as atividades físicas na cidade

(Foto: Daniel Castellano/SMCS)

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) fez, nesta terça-feira (3/4), no Espaço Torres, um encontro com diretores, presidentes, atletas e representantes de 83 entidades esportivas e veículos de comunicação que participaram da Virada Esportiva 2018. Foram apresentados os dados do evento e aberto espaço para o debate de novas ações e parcerias.

 

“Desde o início de 2017 buscamos criar uma rede esportiva que subsidiasse as políticas públicas e ações no campo esportivo, criando condições para disseminar diferentes modalidades, formalizar parcerias e ampliar o desenvolvimento de atividades de iniciação esportiva e alto rendimento”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Com apoio do Banco do Brasil, o evento contou também com uma palestra da ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei e medalhista olímpica Virna Dias, que destacou a importância da iniciativa. “As diferentes modalidades esportivas não podem atuar isoladas. Curitiba mostra que em conjunto é possível abrir novas possibilidades e potencializar o esporte local."

Parceria

Entre os destaques da ampliação e fortalecimento da rede esportiva estão a parceria com a Federação Paranaense de Vôlei para a primeira etapa dos Campeonatos Brasileiros de Seleções (CBS), que aconteceu no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dirceu Graeser; a Copa Smelj de Judô, realizada com a Federação Paranaense de Judô e que contou com três mil pessoas e o Desafio Xeque Mate, maior competição de xadrez do país e que é promovida em conjunto com a Federação Paranaense de Xadrez (Fexpar).

“A atenção que a Prefeitura tem oferecido às federações e clubes, junto como trabalho para atrair parceiros da iniciativa privada, tem sido fundamental para divulgar diferentes modalidades”, disse o presidente da Fexpar, Paulo Virgílio.

O diretor de esportes do Instituto de Promoção do Paradesporto, Daniel Jorge da Silva, destacou o diálogo e ações amplas realizadas pela Prefeitura.

“Além de apoiar a realização de campeonatos e disponibilizar a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, o contato para a formação da rede esportiva permitiu realizar ações como a Virada Esportiva, que contou com mais de 70 modalidades”, disse.

Parte do calendário de aniversário de 325 anos da cidade, a 2ª Virada Esportiva de Curitiba aconteceu de 9 a 11 de março e contou com a participação de 64.900 pessoas e de 120 entidades e instituições, resultando no maior evento esportivo da história do município. Foram 244 atividades de participação e contemplação realizadas nas dez regionais administrativas da Prefeitura, um aumento de 120% em relação à edição do ano anterior.