Franklin Freitas

Anunciado em abril do ano passado, a Volkswagen inaugura oficialmente nesta terça-feira, 19, a linha de produção do SUV T-Cross na unidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Resultado de investimentos de R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e a produção, o modelo é o primeiro SUV da marca Volkswagen produzido no Brasil e chegará ao mercado no 1º semestre de 2019. Cerca de 800 carros do modelo estarão nas concessionária da marca até abril. 

O start para a produção foi dado, em conjunto, pelo governador do Paraná, Ratinho Junior, o vice-governador, Darci Piana, o o presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil, Pablo Di Si. A solenidade marca ainda os 20 anos de instalação da unidade da montadora no Paraná.

O SUV compacto T-Cross será produzido na fábrica paranaense a partir da Estratégia Modular MQB, mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen. Cerca de 500 pessoas serão empregadas a linha de produção.

“A empresa vive um momento de transformação para uma Nova Volkswagen. Além de muito mais próximos de todos os nossos públicos, estamos colocando em prática a maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen no País. Serão 20 lançamentos até 2020, 5 deles SUVs completamente novos, como é o caso do T-Cross”, declarou à epoca do lançamento Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil.

Dos 20 lançamentos até 2020, três já foram lançados: o Novo Polo e o Virtus, produzidos na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e a Amarok V6, da Argentina.  Dentre esses 20 lançamentos, 5 serão SUVs, sendo que o primeiro já teve o lançamento oficial este mês de abril, foi o Novo Tiguan, importado do México.

Investimentos 

Os investimentos implicam em melhorias tecnológicas, em todas as etapas produtivas, que permitirão maior flexibilidade na produção do novo modelo e vão assegurar a sustentabilidade da fábrica.

Indústria 4.0 – Fábrica de São José dos Pinhais: 

O investimento também abrange a completa modernização em todas as áreas com foco na aplicação de inovações da Indústria 4.0. Para esse projeto, a Fábrica Digital está utilizando o máximo de tecnologias disponíveis pelo Grupo Volkswagen, trazendo inovações para o planejamento e execução de processos com simulações virtuais. Abaixo seguem exemplos de ganhos por utilizar esta tecnologia:

A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999 para a produção do Volkswagen Golf e do Audi A3. É uma das mais modernas fábricas do Grupo Volkswagen. Desde a sua inauguração, já produziu mais de 2,6 milhões de veículos e atualmente emprega cerca de 2.600 pessoas, produzindo os modelos Fox, Golf, Audi A3 Sedan e Audi Q3.