Foto: Divulgação – Adriano Esturilho e Eugu00eanio Fim.

O Vox Urbe 2018, evento de literatura que abre espaço para o intercâmbio entre autores locais e o público, segue a programação no próximo final de semana no Teatro Novelas Curitibanas com bate-papos, literaturas e música. Serão três noites de apresentações, que começam às 19 horas. Todas com entrada gratuita. A iniciativa, que tem direção do escritor, músico e produtor cultural Adriano Esturilho e curadoria do poeta Ricardo Pozzo e Manoela Leão, reúne nomes de peso da literatura local e convidados de fora do estado.

Na sexta-feira (13/04) as escritoras curitibanas Julia Raiz – integrante de movimentos como Totem & Pagu e Pontes Outras – e Luci Collin – prêmio Jabuti 2017 com “A palavra algo” um dos nomes mais representativos da cena local – se encontram para leituras e bate-papo.  A noite termina com show e leituras de Estrela Leminski e Téo Ruiz com o recente “Tudo que não quero falar sobre amor”.

No sábado (14/05), o poeta curitibano Marcelo Sandmann fará as honras da casa para o visitante da noite, o poeta e tradutor carioca Paulo Henriques Britto, prêmio Portugal Telecom de literatura brasileira, numa dobradinha de leituras e bate-papo. Ao final da noite, o público poderá conferir a performance de Adriano Esturilho e Eugenio Fim em “Estu! Subtropical: Canções em Tempos de Golpe”.

Em seu novo show "Canções em Tempos de Golpe", o multiartista curitibano Adriano Esturilho e seu parceiro Eugênio Fim apresentam parte do repertório de seu projeto musical Estu!subtropical, lançado em CD no último ano, em versões preparadas especialmente para o Vox Urbe. Com uma  ironia constante e viril, as canções por vezes passeiam pela cidade e por nossos temas políticos atuais, criando um rock tropicalista mesclado a elementos eletrônicos. A noite também contará com breves leituras de poemas do novo livro de Esturilho – 32 de dezembro – a ser lançado em maio. As canções e textos apresentados no palco dialogam e lançam um olhar – sutil, mas contundente – sobre os efeitos colaterais dos nossos atuais tempos de retrocesso político e de conservadorismo na visão do autor. Segundo Esturilho, é tempo de resistirmos, com poesia, música e afeto. Acompanham Esturilho e Eugenio Fim no palco a atriz e cantora Taciane Vieira e o músico Thales Lemos.

 

Finalizando a terceira noite do Vox Urbe, no domingo (15/05), a mesa de leitura e bate-papo reúne a escritora e crítica gaúcha Veronica Stigger e o poeta Rodrigo Madeira, autor do recém-lançado “Baldio” (Kotter/Ateliê Editorial). O show de despedida tem sabor de comemoração: o maestro Octavio Camargo, a instrumentista Barbara Kirchner o poeta Thadeu Wojciechowski se unem para festejar os dez anos do trio Língua Madura.

O evento

O Vox Urbe 2018 foi lançado no último 22 de março na Cinemateca de Curitiba marcando uma série de outros três encontros. Neste ano, recebe patrocínio do PROFICE – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, com incentivo da Copel. A iniciativa é um dos principais eventos de poesia em atividade no Paraná e tem como princípio abrir espaço para os poetas da cena local lerem e compartilharem seus poemas e pensamentos com o público. O evento nasceu em 2011 nas noites de terça-feira do já extinto Wonka Bar em Curitiba, com o apoio da empresária e produtora cultural Ieda Godoy, que cedia seu espaço e estrutura.

Agora, neste novo momento, o projeto ganha estrutura de produção, equipe e divulgação para ampliar seu público. Também terá um calendário estruturado com mesas-redondas com autores e coletivos de literatura, shows, oficinas, lançamentos e sessões de autógrafo. O Vox Urbe tem entrada gratuita em todos os eventos e a ideia é transformar esses encontros em noites de trocas culturais com a interseção de outras artes como a música e a performance.

A expressão do latim ”vox urbe” (que significa “vozes da cidade”) traduz bem o espírito desse evento que proporciona uma experiência literária única. “Mantivemos a tradição do sarau e da leitura de poemas. O foco continua na divulgação dos poetas curitibanos com abertura para o intercâmbio com convidados de outros locais”, conta Adriano Esturilho.

Em maio acontece o último encontro do Vox Urbe 2018 também no Novelas Curitibanas

 

Serviço:

Vox Urbe 2018

Local: Teatro Novelas Curitibanas – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222

Data: 13 a 15 de abril

Horário: a partir das 19 horas

Entrada gratuita