O Washington Mystics conquistou, na noite de quinta-feira, o título da WNBA, a liga de basquete dos Estados Unidos. No quinto jogo da série, a equipe derrotou o Connecticut Sun por 89 a 78, fechando o confronto decisivo em 3 a 2 para ser campeão pela primeira vez do torneio.

Os Mystics asseguraram a conquista na temporada seguinte ao seu primeiro vice-campeonato, quando foram varridos pelo Seattle Storm. Dessa vez, teve a melhor campanha da temporada regular, com 26 triunfos em 34 jogos. Já nos playoffs, passou pelo Las Vegas Aces por 3 a 1, nas semifinais, antes da decisão com o Sun.

A ala belga Emma Meesseman foi a cestinha dos Mystics na final com 22 pontos. E foi eleita a MVP das Finais, em que teve média de 17,8 pontos. Elena Delle Donne, que tinha sido escolhida a melhor jogadora da temporada regular, fechou o duelo decisivo com 21 pontos e nove rebotes. Já Kristi Toliver e Natasha Cloud marcaram 18 pontos cada.

Pelo Sun, a pivô Jonquel Jones foi a cestinha da final com 25 pontos, além de ter capturado nove rebotes. Alyssa Thomas somou 21 pontos, 12 rebotes e seis assistências, enquanto Courtney Williams marcou 16 pontos.

A partida decisiva foi bastante equilibrada, com os Mystics fechando o primeiro quarto em vantagem de 23 a 20, mas indo ao intervalo perdendo por 43 a 42. O Sun iniciou o último período ganhando por 64 a 62. Mas aí o time de Washington deslanchou no quarto final, obtendo a vitória e o seu inédito título da WNBA com alguma facilidade.