Sub-23

Wellissol marca gol, mas Coritiba é goleado pelo Bragantino no Brasileiro de Aspirantes

Coritiba no Brasileiro de Aspirantes
Coritiba no Brasileiro de Aspirantes (Foto: Divulgação/Coritiba)

O Coritiba sofreu mais uma derrota no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, nessa segunda-feira (dia 26), no Couto Pereira. Dessa vez, a equipe de novatos levou 4 a 1 do Red Bull Bragantino. Com o resultado, o time paranaense segue na lanterna do Grupo A, com um ponto em três partidas. Nas rodadas anteriores, perdeu por 2 a 1 em casa para o Corinthians e empatou em 1 a 1 fora com o Fluminense.

A competição é destinada a jogadores com menos de 23 anos, mas o regulamento permite a utilização quatro atletas acima dessa idade. Há também o limite de usar no máximo oito atletas sub-19.

ESCALAÇÃO
O clube paranaense tem usado a base do time sub-20 nos Aspirantes, com alguns reforços do elenco principal. Nessa segunda-feira, o técnico Ricardo Quandt contou com o ponta Wellissol (22 anos). Ele foi o autor do único gol da equipe. Outros jogadores conhecidos dos aspirantes são o goleiro Arthur (23 anos), o ponta/lateral Guilherme Biro (20 anos) e os laterais Angelo (19) e Kazu (20).

A escalação inicial foi Arthur; Diogo, João, Márcio, Angelo, Thomaz, Vinícius Araújo, Cristiano, Biel, Wellissol e Guilherme Biro. Entraram no decorrer da partida: Marco Antonio, Bernardo, Kazu, Pablo Mendez e Marcos Ulisses.

REGULAMENTO
Na 1ª fase da competição, os 16 clubes participantes são divididos em dois grupos de oito times cada. Os do grupo A enfrentam os clubes do Grupo B. Os quatro primeiros de cada grupo avançam. Na 2ª fase, os clubes dos grupos C e D (oito no total) jogam entre si, dentro de cada grupo, em ida e volta. Os dois melhores de cada grupo disputam as semifinais, que serão jogadas em ida e volta. A final também será em dois jogos.

O próximo jogo pelo Brasileiro de Aspirantes será em 1º de novembro, contra o Santa Cruz, em Recife.

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. O Coritiba foi eliminado na primeira fase, após duas vitórias, um empate e uma derrota. Ficou em terceiro lugar do grupo, atrás de Inter e São Paulo.

Em 2018, o título ficou com o São Paulo, que eliminou o Coritiba nas semifinais. No total, o time paranaense somou seis vitórias, quatro empates e seis derrotas naquela edição.

Em 2019, o campeão foi o Internacional. O Coritiba caiu na primeira fase, ao terminar em 5º lugar entre os oito participantes do Grupo A. Terminou com quatro vitórias, um empate e três derrotas.