Divulgação/Coritiba – Willian Farias disputa lance contra o Maringá

O Coritiba estreou com vitória no Campeonato Paranaense. Na partida contra o Maringá, nessa terça-feira (dia 23) à tarde, em Arapongas, o time da capital venceu por 1 a 0, com gol de Waguininho. O jogo era válido pela segunda rodada e tinha o Maringá como mandante. Com a proibição das atividades esportivas em Maringá, por causa da pandemia, o clube do Interior escolheu outro estádio para jogar.

A partida do Coxa pela primeira rodada — contra o Cascavel CR, no Couto Pereira — acabou adiada por causa das restrições da pandemia e está marcada para o próximo sábado às 16 horas, novamente em Arapongas. O jogo também terá transmissão em TV aberta, pela Rede Massa.

Esse foi o segundo jogo do Coritiba na temporada 2021. O primeiro foi vitória por 1 a 0 sobre o União-MT, pela Copa do Brasil, na semana passada.

Com o resultado dessa terça-feira, o clube da capital ficou em 4º lugar, com 3 pontos. O Maringá está na 10ª colocação, com 1 ponto em 2 jogos. O líder é o Cianorte, com 7 pontos em 3 jogos.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

Clique aqui para assistir ao gol e aos melhores momentos do Coritiba na partida.

WILSON
Wilson, 37 anos, completou 250 jogos pelo Coritiba. Ele é o terceiro goleiro com mais partidas pelo clube, atrás de Jairo (410) e Vanderlei (301). Contra o Maringá, Wilson foi um dos destaques da equipe, defendendo um pênalti no primeiro tempo.

DESEMPENHO
O Coritiba mostrou a mesma organização tática do jogo em Rondonópolis, mas teve uma queda nas partes técnica e física. A partida foi marcada por erros individuais, principalmente na armação e no setor ofensivo. Mesmo assim, jogou o sufuciente para criar cinco boas chances de gol e aproveitar uma delas. O Maringá teve três oportunidades e desperdiçou a melhor delas no fim do primeiro tempo, quando o placar marcava 0 a 0, em penalidade cobrada por Mirandinha e defendida por Wilson.

ESCALAÇÃO
A principal novidade na escalação foi a estreia do zagueiro Wellington Carvalho, ex-Ponte Preta. Ele entrou no lugar de Henrique Vermudt, que sofreu lesão no joelho. O desfalque de última hora foi o centroavante Léo Gamalho, que sentiu dores no aquecimento e acabou substituído pelo meia Robinho. Outras baixas eram Nathan Ribeiro, Jhony Douglas e Mattheus Oliveira, que estão em recuperação e também não enfrentaram o União-MT.

Morínigo manteve o esquema tático 4-2-3-1 no último jogo, agora com Rafinha (centro), Igor Paixão (esquerda) e Robinho (direita) na linha de três. O ponta Waguininho foi improvisado como centroavante.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve domínio do Coritiba, que controlou o meio-campo e conseguiu chegar ao terço final do campo com certa facilidade. Nos momentos decisivos, porém, o time errou demais e criou poucas chances. As duas melhores foram desperdiçadas por Waguininho (aos 10 minutos, após boa jogada de Robinho e Rafinha) e por Igor Paixão (aos 31). O Maringá levou perigo em contra-ataques e criou a melhor oportunidade do primeiro tempo dessa forma. Aos 41, Vinícius Faria disparou, passou por Robinho e acabou derrubado dentro da área por Natanael. Pênalti. Mirandinha cobrou no cantinho, mas Wilson defendeu.

SEGUNDO TEMPO
Os times demonstraram sinais de cansaço desde o início do segundo tempo e o jogo ficou com o ritmo mais lento. Aos 14, as duas primeiras substituições no Coritiba, com as entradas do médio-centro Matheus Bueno e do ponta Valdeci. Com isso, Val passou a jogar na lateral-direita. O time da capital começou a recuperar o bom futebol, aos poucos, e criou grande chance aos 15, quando Valdeci chutou para fora, na cara do gol. O gol veio aos 33, em lance individual de Igor Paixão. Ele driblou dois e tocou para Waguininho finalizar livre. Aos 36, saiu Rafinha e entrou o médio-centro Luiz Henrique. Nos minutos finais, mais uma troca, com a entrada de Guilherme Biro. Aos 46, Waguininho recebeu o segundo amarelo por reclamação na partida e acabou expulso. O Maringá reclamou de pênalti em lance aos 48.

MARINGÁ 0x1 CORITIBA
Maringá: Caio; Nhayson, Rafael Castro, Vilar e Abel Paredes; Parrudo (Brito), Cazonatti e Sheldon (Bassani); Vinícius Faria (Moraes, depois Renê), Mirandinha e Gustavo Vintecinco (Patrikão). Técnico: Marcos Soares
Coritiba: Wilson: Natanael (Matheus Bueno), Wellington Carvalho, Luciano Castán e Romário; Willian Farias e Val; Robinho (Valdeci), Rafinha (Luiz Henrique) e Igor Paixão (Guilherme Biro); Waguininho. Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Waguininho (33-2º)
Expulsão: Waguininho (46-2º)
Cartões amarelos: Val, Waguininho, Rafinha (C). Gustavo Vintecinco, Cazonatti (M).
Árbitro: Ivan Correa Laureano
Local: Estádio dos Pássaros, em Arapongas

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Paredes cobra falta com um chute forte. Wilson tira de soco e provoca bate e rebate dentro da área.
10 – Rafinha dá bom passe para Robinho, que coloca Waguininho na cara do gol. Ele tenta o drible, a zaga se recupera e bloqueia a finalização.
11 – Rafinha chuta de fora da área. Caio defende.
18 – Val cruza. Waguininho mergulha e quase alcança.
31 – Igor Paixão dribla o último homem e sai na cara do gol. Ele chuta e Caio salva com o pé.
41 – Contra-ataque. Vinícius Faria passa por Robinho e acaba derrubado na área por Natanael. Pênalti. Mirandinha cobra com chute rasteiro, no canto. Wilson defende.

Segundo tempo
1 – Waguininho chuta cruzado. O goleiro defende.
9 – Vinícius Faria corta para o meio e chuta de meia-lua. Wilson defende.
14 – Igor Paixão arrisca do bico da área. A bola passa perto.
15 – Waguininho rola para Valdeci, na cara do gol. Ele chuta para fora e perde gol feito.
30 – Cruzamento da direita. Patrikão entra livre e cabeceia para fora.
33 – Gol do Coritiba. Igor Paixão dribla dois, invade a área e rola para Waguininho cutucar para o gol.