Franklin de Freitas

O Coritiba saiu atrás no placar, mas conseguiu empatar com Grêmio em 1 a 1, neste domingo (31), no Couto Pereira. A partida era válida pela 33ª rodada do Brasileirão. Quem fez o gol coxa-branca, de pênalti, foi o goleiro Wilson, que completava 37 anos neste domingo. Ele também defendeu um pênalti, aos 45 minutos do segundo tempo.

ATUAÇÕES: Veja quem jogou bem e quem jogou mal no Coritiba diante do Grêmio

O resultado ampliou uma pequena sequência invicta do Coritiba no Brasileirão. O time não perdia há 4 jogos – com uma vitória e três empates nesse período. Agora, são cinco jogos invicto. Por outro lado, o Coxa ainda não tem vitórias no returno do Brasileirão. São 14 jogos, incluindo a partida deste domingo. O Grêmio, por sua vez, estava há cinco jogos sem triunfar, com duas derrotas em sequência. Ampliou para seis jogos. E somou o 16º empate no Brasileirão.

O Coritiba começou a rodada em 19º, com 27 pontos, oito abaixo do último time fora da zona de rebaixamento. A distância se manteve. O atual 16º colocado, o Fortaleza, foi a 36 pontos.

TREINADOR

O Coritiba tinha a volta do técnico Gustavo Morínigo, após isolamento por Covid-19. Ele não havia dirigido o time nas duas últimas partidas pelo Brasileirão, por estar em isolamento.

TABELA

O próximo jogo do Coritiba será nesta quinta-feira (4), contra o Fortaleza, no Castelão. O atacante Neilton, que levou o terceiro cartão amarelo, terá que cumprir suspensão nesse jogo. O time cearense também luta contra o rebaixamento.

ESCALAÇÃO

Cinco jogadores que testaram positivo para o coronavírus desfalcavam o Coritiba: os pontas Robson e Robinho, o centroavante Pablo Thomaz, o zagueiro Sabino e o lateral Guilherme Biro. Artilheiro do time no Brasileirão e na temporada 2020, Robson poderia voltar ao time, após cumprir suspensão, se não fosse o teste de Covid-19. Morínigo armou o Coritiba no 4-1-4-1, com Nathan Silva como único volante. No meio-campo, Hugo Moura e Galdezani ficaram comi meias-centrais, e Sarrafiore e Neilton como extremos. O ponta Nathan Fogaça jogou de centroavante.

PRIMEIRO TEMPO

Mesmo em casa, o Coritiba começou recuado, bloqueando a entrada da área e assistindo ao adversário tocar a bola. Por outro lado, atacava pouco e só levou perigo uma vez ao gol do Grêmio. De tanto sofre pressão, o Coxa teve que fazer muitas faltas. Foram 8 nos primeiros 19 minutos. A última falta dessa série foi cobrada para a área coxa-branca e Paulo Miranda fez 1 a 0, de cabeça. Mesmo em desvantagem, o time paranaense não mudou de postura. Tanto que Morínigo fez uma troca ainda no primeiro tempo: saiu Sarrafiore, entrou Cerutti. Não deu muito resultado, embora o time tenha conseguido um pouco mais de posse de bola a partir dos 40 minutos. Na etapa, o Coritiba somou apenas 4 finalizações, nenhuma com perigo.

SEGUNDO TEMPO

Para a etapa final, Morínigo trocou Nathan por Ricardo Oliveira de centroavante e Hugo Moura por Rafinha como meia-central. O time ficou ainda no 4-1-4-1, mas mudou de postura: passou a ter mais a bola e a criar jogadas. O time levou alguns sustos, mas conseguiu um pênalti aos 23 minutos, quando Rafinha foi derrubado por Darlan na área. Cinco minutos de reclamações depois, o goleiro Wilson cobrou o pênalti e empatou.

Em seguida ao gol, Morínigo trocou Henrique Vermudt por Rhodolfo na zaga. Dez minutos depois, trocou Neilton por Yan Sasse na ponta. Contudo, aos 41 minutos, o árbitro marcou pênalti de Cerutti em Thaciano. Wilson, contudo, defendeu a cobrança de Jean Pyerre, ocorrida aos 45 minutos, e garantiu o empate.

ESTATÍSTICAS

Ao fim de 90 minutos, o Coritiba obteve 8X finalizações (2 no alvo), 47% de posse de bola, 84% de passes certos e 2 escanteios. O Grêmio somou 20 finalizações (3 certas), 53% de posse de bola, 88% de acerto nos passes e 3 escanteios. Os números são do sdite Sofascore.  

CORITIBA 1 x 1 GRÊMIO

Coritiba: Wilson, Natanael, Nathan Ribeiro, Henrique Vermudt (Rhodolfo) e Jonathan; Nathan Silva; Hugo Moura (Rafinha), Galdezani, Sarrafiore (Cerurtti) e Neilton (Yan Sasse); Nathan Fogaça (Ricardo Oliveira). Técnico: Gustavo Morínigo
Grêmio: Paulo Victor; Wanderson (Pinares), Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Darlan (Gui Azevedo) e Thaciano (Rodrigues); Alisson, Jean Pyerre e Ferreira (Everton); Isaque (Luiz Fernando). Técnico: Renato Gaúcho
Gols: Paulo Miranda (20-1º), Wilson (28-2º)
Cartões amarelos: Neilton, Darlan, Cortez, David Braz, Rafinha, Jonathan
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Local: Couto Pereira, domingo

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

2 – Hugo Moura arrisca de fora da área. A bola amortece na zaga e Paulo Victor pega

3 – Ferreira recebe na ponta, dribla Natanael e bate com curva, para fora do gol

7 – Thaciano recebe de Wanderson e bate de fora da área. A bola sai à direita do gol

8 – Neílton dribla Wanderson e bate de fora da área. A bola sai rente à trave

14 – Wanderson recebe de Jean Pyerre e bate de fora da área, à direita do gol

18 – Darlan lança para Alisson, que sai na cara do gol e finaliza. Wilson sai e salva

20 – Gol do Grêmio. Jean Pyerre cobra falta para a área. Paulo Miranda ganha de Nathan Ribeiro e cabeceia. A bola toca o travessão e entra

25 – Jean Pyerre toca para Thaciano, que surge na cara de Wilson e chuta por cima

27 – Jean Pyerre chuta de fora da área. A bola vai por cima

38 – Alisson tabela com Ferreira e cruza rasteiro. Wilson sai por baixo e pega antes da chegada de Izaque

39 – Ferreira domina na meia-lua e bate com efeito. A bola assusta e sai

44 – Neilton cobra falta para a área e Nathan Ribeiro cabeceia por cima do gol

SEGUNDO TEMPO

6 – Galdezani recupera bola perto da área e chuta por cima do gol

12 – Ferreira lança Cortez, que cruza. Alisson sobe sozinho e cabeceia com perigo, mas para fora

13 – Thaciano recebe na área, dribla Henrique Vermudt e cruza. Alisson finaliza prensado com Nathan Silva e manda para fora

22 – Luis Fernando tabela com Wanderson, recebe e toca para Thaciano. Sozinho na pequena área, ele chuta na trave

23 – Rafinha entra na área a dribles e cai na área. O árbitro marca pênalti

28 – Gol do Coritiba. Wilson cobra o pênalti no ângulo direito, deslocando o goleiro

29 – Após contra-ataque, Galdezani arrisca de longe. A bola sai rente à trave direita

41 – Gui Azevedo cruza. Cerutti e desloca Thaciano na área e o árbitro marca pênalti

45 – Jean Pyerre bate o pênalti no canto direito e Wilson defende

52 – Após bate-rebate, Galdezani finaliza de frente para o gol, mas manda em cima da marcação