AEN

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso ético, saudável e seguro dos recursos tecnológicos digitais, a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho promove na próxima segunda-feira, 12, o I Worlshop Desafio Detox Digital na Família, evento realizado em alusão ao Dia dos Pais. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Os temas que serão abordados orientam pais e responsáveis de crianças e adolescentes diante do acesso cada vez mais fácil a conteúdos por meio de computadores e smartphones.

Entre os assuntos em pauta estão o fortalecimento dos vínculos afetivos na atualidade; a qualidade nas relações humanas e a comunicação real x virtual; o controle parental segundo o Marco Civil na Internet; e a pedagogia do olhar na família contemporânea. As palestras serão ministradas pela psicóloga Roseane Bernartt, a pediatra Iolanda Maria Novadski, a educadora Cineiva Campoli Tono e a advogada Maria Christina dos Santos.

Também participará por webconferência Daniel Celestino de Freitas Pereira, coordenador-geral de Enfrentamento a Vícios e Impactos Negativos do Uso Imoderado de Novas Tecnologias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

“É preciso despertar um entendimento sobre o papel da família na promoção do uso responsável e inteligente do das ferramentas digitais”, afirma o secretário da Justiça, Ney Leprevost. “Essas ferramentas tecnológicas foram criadas para melhorar e agilizar a vida das pessoas, mas a utilização inadequada ou excessiva pode causar inúmeros problemas, principalmente para crianças e adolescentes”, completa.

DETOX DIGITAL

O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a aderir ao programa Detox Digital Brasil, lançado em julho pelo governo federal. A secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho teve participação ativa na elaboração do projeto, que engloba uma série de ações e atividades para alertar a população sobre os riscos subjacentes ao uso da tecnologia, oferecendo conhecimento a respeito dos limites e dos perigos envolvidos no manejo diário de smartphones, tablets computadores e outros aparelhos eletrônicos conectados a internet.

PARCEIROS

Apoiam o evento o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Força-Tarefa Infância Segura; Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná; Instituto Tecnologia & Dignidade Humana.

A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade. As inscrições podem ser feitas no local do evento ou antecipadamente pelo e-mail [email protected]. Para receber certificado de participação é preciso informar nome, telefone e função/instituição.

Serviço
Workshop Desafio Detox Digital na Família
Data: 12/08 (segunda-feira)
Horário: das 14h às 17h
Local: Celepar (Rua Mateus Leme, 1561, Bom Retiro – Curitiba
Entrada franca
Inscrições no local ou antecipadamente pelo e-mail [email protected]