Publicidade
Tratamento

Xampu para queda de cabelo realmente funciona?

A queda de cabelo é um problema que atinge grande parte das pessoas, chegando a afetar cerca de 42 milhões de brasileiros, e pode ser causada por diversos fatores, como alteração hormonal, carências nutricionais, falta de sono, estresse, tabagismo e anemia. Por causar grande desconforto estético, é muito comum que as pessoas que sofrem com o problema busquem tratamentos práticos, sendo o mais comum deles o xampu antiqueda. Mas, em primeiro lugar, é necessário entender que o shampoo antiqueda funciona como auxiliar do tratamento prescrito pelo médico, que pode incluir microagulhamento, LEDs, lasers fracionados não ablativos e medicamentos tópicos e orais. Além disso, conforme explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, grande parte dos produtos que se apresentam como “bombas de crescimento capilar” são apenas shampoos “sem sal”, na verdade, sem lauril sulfato de sódio, mas que podem ter outros sais, e que não contam com ativos que realmente melhorem a queda.

Porém, existem, sim, alguns xampus que contam ingredientes ativos que têm sedimentação científica no estímulo da microcirculação da região do couro cabeludo e do bom funcionamento celular, para realmente agir na melhora da qualidade da área e, consequentemente, na prevenção da queda. Por exemplo, xampus desenvolvidos com ativos que agem contra a queda capilar e que possuem sua ação comprovada cientificamente, como a baicalina, que protege contra o dano oxidativo e retarda o envelhecimento celular, e os germinados de soja e trigo, que aumentam a proliferação celular e estimulam a atividade metabólica das células.

A com cafeína anidra é ativo que, segundo estudos da Universidade de Lubeck, na Alemanha, é capaz de acelerar em 25% o crescimento dos cabelos, além de também agir no aumento do volume dos fios, pois previne que as células capilares morram ou entrem em estado de dormência.

Mas o uso de xampus e cosméticos antiqueda não são o único modo de complementar o tratamento prescrito pelo médico. Existem também bonés e capacetes de LEDs com a tecnologia LLLT – Low Level Laser Therapy (Terapia de Luz com Baixa Potência) que realizam o tratamento da queda capilar.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES