Atacante do Crystal Palace, Wilfried Zaha ressaltou a importância da identificação e remoção de usuários racistas das redes sociais. O jogador foi alvo de ataques, no último domingo, 12, antes da derrota por 2 a 0 para o Aston Villa, em partida válida pelo Campeonato Inglês.

“É importante que as plataformas de mídia social façam o que fizeram ontem (domingo) e procurem essas pessoas e as removam. Esta não é a primeira vez que recebo mensagens assim, nem sou o único jogador a receber mensagens assim, acontece todos os dias”, disse Zaha, em texto publicado no seu perfil no Instagram.

Zaha reportou os ataques à polícia de West Midlands, que, a partir de investigações, chegou à conclusão de que as ameaças foram proferidas por um garoto de 12 anos. “As pessoas precisam entender que, independentemente da sua idade e seu comportamento, suas palavras têm consequências e você não pode se esconder atrás das mídias sociais”, disse o jogador, que parabenizou a polícia por ter identificado o autor das mensagens.

Segundo Zaha, apenas se incomodar com esse tipo de conduta não é suficiente. O jogador afirmou que mais medidas precisam ser tomadas e apontou a educação como uma saída. “Não basta ficar enojado com essas mensagens que recebi e seguir em frente. Não basta dizer ‘não ao racismo’. Precisamos de ação, precisamos de educação, as coisas precisam mudar”, escreveu.