A seleção brasileira feminina de vôlei sofreu uma dura derrota nesta quinta-feira para os Estados Unidos por 3 sets a 0, em Hamamatsu, no Japão, pela quinta rodada da Copa do Mundo. O resultado deixou o Brasil bem mais distante da chance de conquistar o título inédito da competição, mas para o técnico José Roberto Guimarães ao menos serviu de lição para suas comandadas.

“Os Estados Unidos foram muito consistentes durante toda a partida e deram poucos pontos de erros nos três sets. Elas sempre abriram no placar no início das parciais e ficou difícil para encostarmos no marcador. O nosso time começou a melhorar sempre depois da segunda parada técnica e nesse momento já era muito tarde. Essa partida serviu de aprendizado para o nosso grupo”, afirmou o treinador brasileiro.

Na classificação geral, o Brasil aparece em sexto lugar com oito pontos (três vitórias e duas derrotas). A China lidera, com 15, seguida pelos Estados Unidos com a mesma pontuação, mas com um saldo de sets pior do que as chinesas. A Rússia está em terceiro lugar, com 10 pontos, a Holanda em quinto também com 10, mas com uma derrota a mais que as russas, e a Sérvia é a quinta colocada, com nove.

Em quadra, as ponteiras Gabi e Drussyla foram as maiores pontuadoras entre as brasileiras, com 12 pontos cada. Pelo lado dos Estados Unidos, destaque para a atacante Robinson, maior destaque do confronto com 15 acertos.

Zé Roberto Guimarães escalou a equipe brasileira para começar jogando com Gabi, Bia, Drussyla, Lorenne, Fabiana, Macris e a líbero Camila Brait. Durante a partida entraram Sheilla, Roberta, Amanda e Mara.

A partida contra os Estados Unidos foi a despedida da seleção brasileira da cidade de Hamamatsu. Neste domingo, pela sexta rodada, o time nacional já estará em Sapporo para enfrentar a líder China, a partir das 3 horas (de Brasília). Na sequência, enfrentará República Dominicana e Japão no mesmo local. Em Osaka, os últimos três jogos na Copa do Mundo serão contra Camarões, Coreia do Sul e Rússia.