Renault-Nissan

Nilton Sanciotti

Carlos Ghosn, CEO da aliança Renault-Nissan,  recebeu a imprensa, na última segunda feira na sede FIEP em Curitiba, após palestrar para um grupo de aproximadamente 150 executivos. Segundo ele, as montadoras apostam todas as fichas nos mercados emergentes, principalmente os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), pois as vendas na Europa devem cair novamente em 2013, acredita que o mercado nacional pode até ficar estabilizado este ano, mas acredita na previsão que até 2017 o Brasil saltará para 4,5 milhões de unidades comercializadas. Embora enalteça as medidas governamentais como redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a desoneração da folha de pagamento e a redução do custo de energia elétrica, acredita que o pequeno crescimento acontece pela grande carga tributária, exemplificando que os carros produzidos em solo brasileiro saem da fábrica com 30% do custo relativo a impostos. Na França, esse índice é de 16% e nos Estados Unidos 6%.