CAMPANHA EDUCATIVA CONTRA ACIDENTES NAS CANALETAS EXCLUSIVAS DOS ONIBUS
Blitz educativa abordou pedestres e ciclistas (Cassiano Rosário)

Uma blitz de orientação foi realizada nesta segunda-feira (6) nas canaletas de ônibus expresso em Curitiba para conscientizar pedestres, ciclistas e motoristas sobre os riscos de trafegar por elas. A ação faz parte do Maio Amarelo, mês de conscientização do trânsito e deve acontecer ao longo do mês em outros pontos da cidade.

A ação de abertura da campanha aconteceu na via expressa atrás do Hospital Cajuru. Ao todo, 714 ciclistas e pedestres foram abordados durante a ação.

O objetivo principal da operação é conscientizar ciclistas e pedestres sobre os perigos de trafegar nas canaletas exclusivas de ônibus e reforçar a proibição dessa prática.

Para isso, foram realizadas abordagens educativas ao longo da Linha Verde e em importantes avenidas da cidade, como República Argentina, Winston Churchill, João Gualberto, Paraná, Sete de Setembro, Presidente Affonso Camargo e Marechal Floriano Peixoto.

De acordo com dados da Urbanização de Curitiba (Urbs), o número de acidentes nas canaletas aumentou 51% em 2023 em comparação a 2022, resultando em 59 acidentes, 54 feridos e três mortos. Além disso, foram registrados 22 acidentes nas canaletas somente de janeiro a abril de 2024.

A ação educativa contou com a participação de equipes da Escola Pública e de Fiscalização da Superintendência de Trânsito, Guarda Municipal, Urbs, Detran-PR, Grupo de Trânsito (GTran) da Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal da Educação, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), além do Corpo de Bombeiros.