
A semana, que marca a passagem de setembro para outubro, será marcada por instabilidades, com alerta de tempestades e gangorra térmica em todo o Paraná. Curitiba entra a semana com oscilação de 13ºC nesta segunda, 29, entre a mínima, 13ºC, e a máximas de 26ºC, previstas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Faz sol, o que ajuda a elevar os termômetros logo cedo na Capital.
Leia mais:
- Semana termina com a bênção aos animais em Curitiba
- Paraná está em alerta para tempestades e ventos intensos; veja regiões atingidas
“Esses próximos três dias são marcados por bastante instabilidade. Chuvas que ocorrem de forma irregular não atingem todas as cidades de uma mesma região. O tempo continuará instável entre segunda, terça e a quarta-feira”, afirma o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen.
Nesta segunda, o maior risco de instabilidades, com possibilidade de temporais se concentra entre o Oeste e o Sudoeste. Essas chuvas resultam das áreas de instabilidade que se formam na região do Paraguai e avançam rapidamente em direção a essas áreas do estado, mas de forma irregular.
“As instabilidades se distribuem nas regiões paranaenses, mas não atingem todos os municípios da mesma região e tampouco todos os bairros de uma mesma cidade. Temporais típicos da estação de primavera e que se mantém ao longo da semana”, diz
Gangorra térmica com grande amplitude
Nos próximos dias, a gangorra de temperaturas mais uma vez, coloca a saúde dos paranaenses e, principalmente do curitibano, a prova. A semana será de grande amplitude térmica, como o dia amanhecendo com temperatura bem amena, mas à tarde com valores bem elevados.
Especialmente na faixa Norte, a chance de chuva, inclusive, é um pouco menor nas áreas mais próximas de divisa com São Paulo. No entanto, entre quinta e sexta-feira, as temperaturas ficam mais amenas em todo o estado, com possibilidade até de um friozinho, com mínimas de 15ºC e 14ºC, respectivamente, para Curitiba.
Como fica o tempo nos últimos dias de setembro?
Os dois últimos dias de setembro devem ser com chuva no Estado. Paraná está em alerta para tempestades e ventos intensos; veja regiões atingidas.
A maior disponibilidade de umidade, aliada ao aumento das temperaturas máximas, favorecerá a sensação de abafamento.
As temperaturas superaram os 24°C em todo o estado, com destaque para a região Noroeste, onde as máximas podem ultrapassar os 35°C.
Esses fatores criam condições favoráveis para a formação de temporais localizados, especialmente durante a tarde.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas amarelos para o Paraná. Ambos são válidos para parte do Paraná até a manhã desta terça, 30.
