memorial
Memorial do Transporte (Reprodução/Tour Virtual)

Integrando as ações propostas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) em torno do movimento Maio Amarelo, mês de conscientização para reduzir acidentes de trânsito, nesta sexta-feira (3), um grupo com 30 alunos do 9º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio da Escola Estadual João Bettega, em Curitiba, visita o Memorial de Segurança do Transporte, no bairro Cidade Industrial, na capital.

O objetivo é conscientizar, de forma lúdica, os jovens, que têm entre 13 e 17 anos, antes mesmo da retirada da 1ª habilitação, sobre a importância de ter consciência ao volante, como por exemplo, o uso do cinto de segurança, não usar o celular enquanto dirige, pegar o veículo com sono ou sob o efeito de álcool ou drogas, entre outras atitudes.

Por lá, os estudantes participam de simulações de situações reais, já que o local oferece aos visitantes experiências que podem mudar comportamentos perigosos no trânsito. Eles também vão fazer um tour pela história por meio da evolução dos meios de transporte no Brasil.

Sobre o Maio Amarelo 2024 – O tema deste ano é “A paz no trânsito começa por você”. “Creio que nossos alunos vão se empolgar com a visita, não apenas por poderem participar dos testes de impacto, mas também porque terão uma aula de como agir e como não agir enquanto motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, já que o tour abrange uma série de situações”, afirma Wilma Santiago , diretora da escola.

Números – De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 30 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito todos os anos. No Paraná, uma pesquisa do Departamento de Trânsito (Detran-PR), entre os anos de 2022 e 2023, os acidentes de trânsito geraram um custo de R$36 milhões.

PREVENÇÃO – O Detran-PR e outros órgãos do Estado, com apoio da Sesa, trabalham dentro das premissas da Promoção da Saúde e Prevenção das Violências e Acidentes no Paraná, baseando-se na perspectiva da Cultura de Paz, que engloba a garantia de direitos, estratégias de não violência, promoção da saúde e respeito à vida e ao meio ambiente.

O Projeto Nacional Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelo Ministério da Saúde juntamente com a Organização Pan-Americana de Saúde e apoiado por parceiros nacionais e internacionais, é outra iniciativa voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU). A coordenação da Comissão Estadual é compartilhada entre a Sesa e o Detran-PR.

Catorze municípios aderiram e executam o PVT: Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. Eles precisam montar comissões intersetoriais e nomear um grupo de trabalho de gestão e integração de dados, o que ajuda a mapear o cenário local.

Segundo a coordenadora de Promoção da Saúde da Sesa, Elaine Cristina Vieira de Oliveira, o Paraná trabalha para a redução da morbimortalidade por violências e acidentes, tendo metas pactuadas no Plano Estadual de Ações Estratégicas para Enfrentamento de Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis 2023 – 2030 do Paraná (Plano de Dant). “Trabalhamos a fim de reduzir em 50% a taxa de mortalidade por lesões de trânsito no Paraná até 2030, prevendo várias ações no âmbito do Paraná”, afirmou.

Serviço: Alunos visitam Memorial de Segurança no Transporte

Data: 3 de maio

Horário: 13h30

Local: Rua Eduardo Sprada, 6447 – Cidade Industrial.