Brasil incêndio

Apagão não foi falta de energia, mas problema em infraestrutura, diz ministro

O ministro ressaltou que as equipes de manutenção e segurança energética atuaram rapidamente para minimizar os impactos

Agência Brasil
Imagem do WhatsApp de 2025-10-14 à(s) 09.20.24_d4ee89ee

Apagão na madrugada foi resultado de incêndio em subestação paranaense (Foto: Lineu Filho)

Um incêndio em uma subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, causou um apagão que atingiu todos os subsistemas do país na madrugada desta terça-feira (14). O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esclareceu que não houve falta de energia, mas sim um problema na infraestrutura elétrica que gerou a interrupção temporária do fornecimento.

Segundo Silveira, o incidente foi isolado na infraestrutura e a energia voltou a ser restabelecida gradualmente após o combate ao incêndio. O ministro ressaltou que as equipes de manutenção e segurança energética atuaram rapidamente para minimizar os impactos.

“É importante que a população entenda o que acontece neste momento. Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021 que, na verdade, aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje, nós temos muita energia.”

Sistema reforçado

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil  de Comunicação (EBC), Silveira destacou que o sistema de transmissão brasileiro foi reforçado por meio da contratação de 70 bilhões de linhas de transmissão.

“Estamos com obras em todo o Nordeste brasileiro para o centro de carga, que é o Sudeste. E também ligamos Manaus a Boa Vista. Temos mais segurança energética” acentuou.

“É um episódio pontual que o Operador Nacional do Sistema deu pronta resposta graças a um moderno sistema do nosso operador nacional”, finalizou o ministro.  

⚠ Comunicar erro