Baixa umidade do ar coloca SP em atenção; tempo deve continuar seco

Folhapress

SÃO PAULO, SP – A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção na tarde desta quinta-feira (9) por conta da baixa umidade do ar. O índice chegou a 21% no mirante de Santana, na estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O tempo seco deve persistir na sexta (10), podendo ficar com o índice inferior.
Apesar do dado oficial ser da estação convencional do Inmet, a estação automática do instituto chegou a registrar umidade de 15%. Isso acontece devido à diferença entre os instrumentos de medição e pela queda da umidade depois das 15h, quando é colhido o índice da estação convencional.
Outras estações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, registraram índices ainda menores como em Santana (19,8%), Freguesia do Ó (20,6%) e Vila Maria (20,7%). A baixa umidade do ar é provocada por uma massa de ar seco que atinge a região.
As temperaturas também ficaram elevadas na capital paulista nesta quinta, chegando a 31,8ºC, na estação do Inmet. Já nas estações do CGE, houve registros ainda maiores, como em Tremembé (34,2ºC), Penha (33,6ºC) e Santana (32,8ºC).
Segundo o Inmet, o tempo deve continuar quente e seco até o próximo sábado (11). No domingo (12), um sistema frontal deverá chegar na região, o que vai elevar a umidade do ar. A temperatura também deve ter uma leve queda, mas o calor vai persistir. Não há previsão de chuva.

Confira os cuidados a serem tomados:

ESTADO DE ATENÇÃO (umidade relativa do ar entre 20 e 30%)
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
Consumir água à vontade.

ESTADO DE ALERTA (entre 12% a 19%)
Observar as recomendações do estado de atenção;
Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
Evitar aglomerações em ambientes fechados;
Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

ESTADO DE EMERGÊNCIA (abaixo de 12%)
Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;
Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10 e 16 horas;
Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais