Brasil

Segunda menor cidade da Região Sul vive em ritmo tranquilo; conheça

Isabelle
Captura de Tela (23)

Vista aérea do município catarinense Barra Bonita (Foto: Reprodução/YouTube/Antes de Partir Viagens)

Barra Bonita, em Santa Catarina, é o segundo menor em número de habitantes de toda a Região Sul do Brasil, atrás apenas de André da Rocha, no Rio Grande do Sul. Segundo o censo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Barra Bonita tem cerca de 1.642 moradores, espalhados por uma área de 92,9 km².

Localizada no Extremo-Oeste, a 717 km de Florianópolis, o município tem 29 anos de emancipação política. Com duas avenidas principais, ruas tranquilas e casas erguidas em terrenos amplos, Barra Bonita preserva o estilo de vida simples e tranquilo.

Apesar do tamanho, há comércio, farmácias, escolas que vão da creche ao ensino médio, cartório, banco, posto de gasolina e supermercados. A ausência de universidades, no entanto, faz com que muitos jovens procurem oportunidades em municípios vizinhos, o que ajuda a explicar a população reduzida.

A colonização de Barra Bonita tem raízes fortes na imigração italiana e alemã, que influenciam a cultura local, da arquitetura às tradições gastronômicas. A economia gira principalmente em torno da agricultura e da pecuária, mas é a piscicultura que realmente movimenta o município, respondendo por cerca de 92% da atividade econômica local.

Turismo em Barra Bonita

Voo Livre no Morro dos Ventos (Foto: Prefeitura de Barra Bonita)

Embora ainda pouco explorado, Barra Bonita desponta como um destino turístico promissor. O maior destaque é o Morro dos Ventos, na Linha Arapongas, considerado um dos melhores pontos do Brasil para a prática de voo livre, atraindo pilotos de parapente e asa delta de diversas regiões.

O local ficou nacionalmente conhecido em 2007, quando foi registrou o Recorde Catarinense de Asa Delta, com um voo de 190 km. Desde então, Barra Bonita se consolidou como referência para os apaixonados por aventura.