Câmara aprova projeto que prevê obra e desapropriações na zona sul de SP

Folhapress

GIBA BERGAMIM JR.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (6) projeto que prevê desapropriações de imóveis para revitalização da avenida Santo Amaro, na zona sul.
O projeto, que vai a segunda votação, altera a Operação Urbana Faria Lima, conjunto de regras para o desenvolvimento da região no entorno da avenida Brigadeiro Faria Lima.
Foram 38 vereadores favoráveis contra 3 contra.
A intenção da gestão Fernando Haddad (PT) é fazer um “plano de melhoramentos” da avenida, onde existe desde 1987 um corredor de ônibus, em ambos os lados na extensão entre as avenidas Presidente Juscelino Kubitschek e dos Bandeirantes.
As obras incluem pavimentação de vias e espaços públicos, nova infraestrutura para transporte público, contenção de enchentes, enterramento de fios, além de novas redes de iluminação, semáforos e pontos de ônibus.
A região sofre um processo de degradação tanto para imóveis comerciais como residenciais, causado também por causa da criação do corredor. Além disso, o corredor de ônibus é um dos mais lentos.
A velocidade média dos coletivos ali no pico da tarde, por exemplo, é de 7,7 km/h, quando a meta estipulada é de 20 km/h.
O primeiro item da lei já aponta a possibilidade de desapropriações para “viabilizar o aproveitamento econômico ou social” da área.
Se sancionado, construtoras poderão construir imóveis de até duas vezes o tamanho do terreno.