Nesta manhã de segunda-feira (20 de maio), o Aeroporto de Florianópolis recebeu o cargueiro Antonov, operado pela empresa Ukraine Air Alliance, vindo do Panamá, com escala em Manaus.
A aeronave, fabricada em 1973 e utilizada pela Cruz Vermelha em operações para socorro humanitário ao redor do mundo, trouxe 7,3 toneladas de mercadorias para doação às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Essa é a primeira de uma série de doações que serão feitas pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Nessa carga, vieram 36 paletes com kits para cozinha, kits para higiene, filtros de água, lanternas solares e bombonas dobráveis para recebimento de água tratada. Os kits são montados no Centro Logístico Humanitário do CICV no Panamá com doações recebidas de diversos países.
A Receita Federal, juntamente da administração de Aeroporto de Florianópolis e demais órgãos intervenientes, envidou todos os esforços necessários para que a carga fosse desembaraçada com segurança e agilidade. Em menos de quatro horas do pouso do avião, as mercadorias já haviam sido desembaraçadas e estavam prontas para iniciarem o transporte rodoviário para Caxias do Sul/RS, cidade na qual a Cruz Vermelha possui um centro de distribuição.
O procedimento especial de desembaraço se une a uma série de outras iniciativas desenvolvidas pela Receita Federal para minorar o impacto das enchentes que atingiram milhões de pessoas do Rio Grande do Sul:
Mercadorias apreendidas que entraram ilegalmente no País e foram apreendidas pelo órgão foram encaminhados para o Estado. Já foram encaminhadas mais de 50 toneladas de roupas, 30 toneladas de cobertores e 80 toneladas de compensados de madeira, utilizados na construção de abrigos e estruturas temporárias.
A Receita Federal priorizou os contribuintes do Rio Grande do Sul no primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física, que será liberado no dia 31 de maio. Assim, mais de R$ 1 bilhão devem ser reinseridos na economia do Estado, possibilitando alívio para as famílias afetadas.
Para os contribuintes gaúchos que ainda não apresentaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, o prazo foi prorrogado de 31 de maio para 31 de agosto. Vários outros prazos para pessoas jurídicas também foram prorrogados.
Saiba mais: https://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=137812
Foram tomadas medidas para facilitar o ingresso de donativos vindos do exterior ao País. A medida já permitiu o ingresso de 80 toneladas de água mineral vindas do Paraguai, dentre outras doações. Saiba mais:
Receita Federal e Ministério de Portos e Aeroportos trabalham em conjunto para facilitar o envio de doações do exterior para o Rio Grande do Sul — Receita Federal (www.gov.br)
O helicóptero da Receita Federal está participando há 15 dias de missões diárias de resgate, transporte de alimentos e equipes médicas e missões de avaliação das situações das barragens, represas e áreas alagadas na região. Equipes de servidores estão atuando no transporte rodoviária e atuando como voluntários para mitigar o sofrimento das pessoas afetadas.