Cristo Redentor ganha projeção de máscara em ato de conscientização

Da Redação Bem Paraná com assessoria

Reprodução/Todos pela Saúde/Facebook

Uma máscara cobriu, neste domingo (3/5), o nariz e a boca do maior cartão-postal do País: o Santuário Cristo Redentor. Parte da iniciativa Todos pela Saúde, aliança de especialistas criada com o objetivo de combater o novo coronavírus e seus efeitos sobre a sociedade brasileira, a ação destaca a importância de todos se protegerem ao sair de casa e amplifica a mensagem #MascaraSalva. 

“O Cisto Redentor mais uma vez se apresenta como símbolo máximo para a formação de uma consciência coletiva pela preservação da Vida”, comenta Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor.

O uso de máscaras de proteção tem sido uma das principais recomendações das autoridades para evitar a propagação do coronavírus. A medida alinha-se aos estudos médicos recentes que comprovam a alta capacidade de transmissão de pessoas assintomáticas, tornando indispensável o uso da proteção mesmo para quem não apresenta febre, tosse, dor de cabeça ou de garganta. Desta forma, a iniciativa é importante para reduzir os níveis de contaminação no contato social.

Todos pela Saúde

A campanha de incentivo ao uso de máscaras faz parte da iniciativa Todos pela Saúde, criada com o objetivo de combater o novo coronavírus e seus efeitos sobre a sociedade brasileira. Composta por quatro eixos – informar, proteger, cuidar e retomar – a iniciativa abrange desde orientação e valorização de iniciativas já existente até a compra de equipamentos de saúde, capacitação de profissionais e compra e distribuição de insumos. As informações detalhadas estão em todospelasaude.org.

O Itaú direcionou R$ 1 bilhão para financiar as atividades da Todos pela Saúde. Os recursos aportados estão sendo administrados por um grupo de especialistas liderado pelo médico Paulo Chapchap, doutor em clínica cirúrgica pela Universidade de São Paulo e diretor-geral do Hospital Sírio Libanês. Esta equipe já está definindo ações a serem financiadas, de forma que as decisões estratégicas sejam respaldadas por premissas técnicas e científicas.

Além de Paulo Chapchap, integram o grupo o médico, cientista e escritor Drauzio Varella, o ex-presidente da Anvisa Gonzalo Vecina Neto, o ex-diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS) Maurício Ceschin, o consultor do Conselho dos Secretários de Saúde (CONASS) Eugênio Vilaça Mendes, o presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner, e o presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pedro Barbosa.