Divulgação/PRF – Acidentes de trânsito ficaram menos letais que a Covid-19 no Paraná

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, em reportagem do Jornal Bom dia Brasil, exibida em 17 de março deste ano, as falhas ou defeitos mecânicos estão entre as principais causas de acidentes de trânsito no país.

Para diminuir essa estatística, a manutenção preventiva é fundamental, já que falhas ou defeitos mecânicos podem ser evitados com revisões periódicas.

Segundo Emerson Imbronizio, Presidente da Rimatur Transportes, “a manutenção preventiva é muito importante e deve ser encarada como rotina, já que contribui para um trânsito seguro, mantendo o funcionamento dos veículos o mais próximo possível das condições originais, evitando desgastes, gerando economia pois evita gastos futuros e problemas mecânicos.”

A Rimatur transportes, separou algumas dicas sobre manutenção preventiva e ressalta que não basta realizar a manutenção apenas antes de viagens.

PERIODICIDADE – o indicado é fazer a manutenção a cada seis meses de uso ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas o ideal é acompanhar o manual do fabricante de cada veículo e planejar a manutenção dentro do que é recomentado por cada montadora.

INSPEÇÃO – Para uma boa inspeção é necessário conferir lanternas, pneus, nível de óleo, filtros de ar, freios, embreagem, bateria, ar-condicionado, limpadores de para-brisa e demais itens básicos que compõem o funcionamento padrão do carro.

MANUTENÇÃO – Itens indispensáveis:

  • fluido de freio: o fluido de freio deve ser trocado ao menos uma vez por ano;
  • Discos e pastilhas: É importante que os discos, pastilhas e tambores sejam revisados;
  • óleo: tanto o óleo lubrificante quanto o filtro precisam ser trocados de acordo com a indicação da montadora. Se isso não for feito, pode haver uma série de danos ao motor, causando sérios prejuízos;
  • sistema de arrefecimento: a limpeza do sistema de arrefecimento (radiador e reservatório de expansão) é indispensável para garantir a refrigeração adequada do motor, evitando superaquecimento;
  • filtro de ar: é necessário substituir o filtro de ar ele é responsável por reter a poeira e sujeiras do ar e manter o sistema limpo, evitando desgastes;
  • filtro de combustível: o filtro de combustível é responsável por evitar que a sujeira do tanque do carro passe para o motor. Portanto, é fundamental que ele esteja em bom estado;
  • pneus: para evitar que os pneus tenham desgastes excessivos, é importante manter a calibragem correta, fazer o alinhamento e o balanceamento. Além disso, quando for fazer a revisão, é importante realizar também o rodízio dos pneus ou a substituição se necessario.