
Um feriado na segunda ou na sexta-feira não faz mal para ninguém, né? Em 2024 e 2025, muitos foram os dias de folga que caíram nos sábados e domingo, diminuindo o número de feriados prolongados. A boa notícia é que 2026 será diferente, com muitas oportunidades para um descanso maior.
Começando o ano com Carnaval e Sexta-feira Santa. A data dos bloquinhos cairá numa segunda e terça-feira de fevereiro. Já a data cristã cairá numa sexta-feira de abril.. Ambos os feriados têm possibilidade de prolongar o final de semana em 2026.
Dia do Trabalho, Independência do Brasil, Nossa Sra. Aparecida, Finados, Consciência Negra e Natal prolongam os finais de semana em seus determinados meses. Isso porque todas as datas caem ou na segunda ou na sexta-feira.
Leia também
Por outro lado, os feriados de Tiradentes e Corpus Christi em 2026 são uma possível emenda dependendo do trabalho de cada um. Isso porque as datas cairão em uma terça e quinta-feira, respectivamente. Dependendo, será a grande oportunidade de um feriadão prolongado. Mas, de qualquer forma, será uma oportunidade de descanso na semana.
O único “feriado perdido” será o da Proclamação da República, que cai num domingo de novembro.
Vale lembrar que o número de feriados pode variar de estado e município. Em Curitiba, por exemplo, o feriado da Independência do Brasil emenda com o feriado de Nossa Sra. da Luz dos Pinhais, padroeira da cidade. Então será uma folga de quatro dias na cidade.
Veja o calendário de feriados em 2026
1/1/26 – quinta-feira – Confraternização Universal
16/2/26 – segunda-feira – Carnaval
17/2/26 – terça-feira – Carnaval
3/4/26 – sexta-feira Paixão de Cristo
21/4/26 – terça-feira – Tiradentes
1/5/26 – sexta-feira – Dia do Trabalho
4/6/26 – quinta-feira Corpus Christi
7/9/26 – segunda-feira – Independência do Brasil
12/10/26 – segunda-feira – Nossa Sra. Aparecida – Padroeira do Brasil
2/11/26 – segunda-feira – Finados
15/11/26 – domingo – Proclamação da República
20/11/26 – sexta-feira – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
25/12/26 – sexta-feira – Natal