Dilma tira férias e faz cirurgia plástica em Porto Alegre

Dilma passou por uma cirurgia plástica, com intervenções nas regiões malar e mandibular

Agência Estado

Depois de um ano em que esteve sob os olhares atentos de aliados e de adversários políticos como coordenadora do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e favorita para disputar a Presidência da República pelo PT, em 2010, a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff vai descansar por duas semanas. Ela está de férias desde segunda-feira passada e voltará ao trabalho no dia 5 de janeiro. Dilma resolveu ficar com a família em Porto Alegre e também cuidar da aparência.

Dilma passou por uma cirurgia plástica, com intervenções nas regiões malar e mandibular, na Clínica Moinhos Plastic Center, em Porto Alegre, na tarde de sábado. Apesar de tratada com sigilo pelos médicos e por assessores do governo federal, a operação foi confirmada por pessoas próximas à ministra e à clínica.

Moradores e porteiros de edifícios comerciais da Rua André Puente, onde a clínica está localizada, confirmaram a ocorrência de movimentação na tarde de sábado, mas não consideraram a entrada e saída de pessoas como anormal porque eventualmente há atendimento a pacientes fora do horário comercial.

Recorrendo a normas éticas e ao direito que os pacientes têm ao sigilo, os médicos Renato Vieira, que teria atendido Dilma, e Sérgio Panizzon, dono da clínica, não quiseram falar sobre o assunto, nem para confirmar e nem para negar a cirurgia. A assessoria da Casa Civil também evitou o tema, alegando não abordar assuntos pessoais da ministra.

Depois do procedimento, que durou cerca de três horas, Dilma foi para sua casa, em Porto Alegre. A recuperação será feita durante o período de férias da ministra.

As mudanças no visual e na postura de Dilma aceleraram-se neste ano, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a tratá-la como candidata preferencial à sua sucessão. A ministra trocou os óculos por lentes de contato e apareceu de terno vermelho e batom no mesmo tom num recente encontro de prefeitos eleitos pelo PT, no qual fez um discurso mais político e menos técnico do que os de costume, afirmando que seu partido é uma força do bem.

Em 2009 a maratona de exposição na imprensa deverá ser ainda mais intensa, uma vez que o presidente já afirmou que pretende vê-la em evidência no próximo ano. Num café da manhã com jornalistas, na última sexta-feira (19), o presidente Lula chegou a sugerir a Dilma que passe a dar mais entrevistas, para ficar mais conhecida. “Ela tem os jornais, a televisão, as rádios, a internet, tudo à sua disposição”, disse Lula. “E comanda o PAC, que no ano que vem vai inaugurar dezenas e dezenas de obras”, afirmou o presidente.

Dilma não terá pela frente no ano que vem apenas as obras do PAC. Caberá a ela comandar o processo de regularização das terras da Amazônia Legal. Para isso, o governo enviará no início do ano ao Congresso projeto de lei que modifica nove leis para facilitar o processo de regularização fundiária na Amazônia Do jeito que está, em que uma norma neutraliza a outra, o governo acha que não dá para regularizar nada. Se a encrenca legal for resolvida, é possível que tudo seja resolvido em até quatro anos. Para o governo, regularizar as terras da Amazônia – 90% das posses são ilegais – é o primeiro passo para o desenvolvimento sustentável e a redução no desmatamento.