Brasil Alto-mar

Família busca mergulhador desaparecido após desistência da Marinha

A família pede que as buscas oficiais sejam retomadas

Redação Bem Paraná com Folha

A família de um mergulhador desaparecido em alto-mar em Vila Velha, Espírito Santo, há cinco dias decidiu continuar a procura por ele sozinha depois que a Marinha suspendeu as buscas, no domingo (08).

O auxiliar de produção Arnaldo Schuwanbach, de 24 anos, desapareceu após sair para mergulhar com um amigo. Segundo o irmão gêmeo dele, Arthur, o piloto da lancha perdeu os mergulhadores de vista e, por isso, voltou para a terra para pedir ajuda. Um dos mergulhadores foi encontrado cerca de quatro horas depois.

Em nota, a Capitania dos Portos informou que suspendeu as buscas após “empreender o máximo de esforços orgânicos e logísticos” com mais de 20 embarcações e três aeronaves durante 72 horas.

Parentes do mergulhador já estavam fazendo buscas particulares em paralelo às oficiais com dinheiro da família, ajuda de amigos e doações desde o dia do desaparecimento. Eles usam aeronaves e lanchas emprestadas e pagam o combustível com as doações.

“Temos certeza que ele está vivo porque ele tinha experiência e estava usando a roupa de mergulho, que boia”, disse Arthur. A família pede que as buscas oficiais sejam retomadas.