O Grupo Cosan informou, há pouco, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da inauguração da Usina Termelétrica Barra Bioenergia, em Barra Bonita (SP), na próxima segunda-feira (27), às 10h30. A unidade é anexa à usina da Barra, maior processadora de cana-de-açúcar da companhia e a segunda maior do País. A cerimônia terá também a presença dos principais representantes do Grupo Cosan.
A unidade faz a cogeração de energia a partir do bagaço da cana-de-açúcar produzida na Usina da Barra, e será responsável pela produção, venda e consumo de energia renovável. A termelétrica tem capacidade de gerar 66 MW, com duas unidades de 33 MW cada, e teve autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar o período de testes em julho.
Em 2008, a Usina Temelétrica da Barra foi uma das vencedoras do primeiro leilão de energia de reserva para 2010 com a venda de 4,134 milhão de MWh em um contrato de 15 anos. À época, a companhia obteve um preço de R$ 156,23/MWh , num total de R$ 645,949 milhões pela energia fornecida, valor que seria corrigido pelo IPCA.