
A menina Bianca Zanella, de 11 anos, natural de Curitiba, morreu após cair de um mirante no Cânion Fortaleza durante um passeio com os pais na tarde desta quinta-feira (10), em Cambará do Sul, na Serra Gaúcha.
O acidente aconteceu por volta das 13h40, quando a família caminhava em direção a um banco de descanso. Segundo Andrews Mohr, secretário de Turismo de Cambará do Sul, a criança teria corrido em direção ao local e, ao tentar alcançá-la, o pai não conseguiu evitar a queda. O ponto onde estavam não possui barreiras ou cercas de proteção.
Queda foi de cerca de 70 metros
Bianca caiu de uma altura estimada de 70 metros. As buscas começaram imediatamente, com o uso de drones equipados com câmeras térmicas. A localização da menina foi feita por volta das 17h30, em uma área de difícil acesso dentro do cânion.
A operação de resgate incluiu descida por rapel. Às 22h10, os socorristas iniciaram a descida e alcançaram Bianca cerca de 20 minutos depois. Às 23h38, a equipe retornou à superfície com a menina, mas infelizmente, a confirmação da morte foi feita pouco depois da meia-noite já desta sexta-feira (11).
Criança tinha Transtorno do Espectro Autista
Informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros e pela imprensa local apontam que a menina tinha diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A condição pode afetar o comportamento e a percepção de risco, o que pode ter contribuído para o acidente.