Pedofilia

Bem Paraná

Empresas de cartões de crédito se comprometeram ontem com o Ministério Público Federal (MPF) a ajudar na CPI da Pedofilia. As administradoras e financeiras representadas pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e de Serviços (Abecs) terão 20 dias úteis para fornecer informações e documentos que ajudem na prevenção e no combate de crimes contra crianças e adolescentes praticados através da internet.

Alta
O vice-presidente da República, José Alencar, viajou ontem para Houston, nos Estados Unidos, onde se submete a uma nova etapa de um tratamento experimental com medicamentos para combater o câncer. O médico Paulo Hoff o acompanha. Ele recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, às 10 horas e deixou a instituição pouco depois do meio dia. Alencar estava internado desde o dia 24, quando foi submetido a uma colostomia, cirurgia para a colocação de uma bolsa ligada ao final do intestino.

Fronteira
A Polícia Federal de Mato Grosso concluiu o principal inquérito resultante da Operação Fronteira Branca, que combateu o tráfico internacional de entorpecentes, com a prisão de 50 pessoas, entre eles um policial civil, em seis Estados. Segundo a PF, durante as investigações, iniciadas em 2006, foram identificadas seis quadrilhas formadas por traficantes brasileiros em associação com fornecedores bolivianos. Em um dos grupos haveria líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Demitido
Uma semana depois de o episódio da publicação de uma tirinha adulterada do personagem Chico Bento, de Maurício de Sousa, em uma revista dirigida a professores do ensino público baiano se tornar conhecida, o secretário de Educação da Bahia, Adeum Sauer, foi afastado do governo. A decisão foi tomada na noite de segunda-feira, pelo governador Jaques Wagner. De acordo com a assessoria da administração estadual, o governador negou que o afastamento tenha relação com o episódio.

Proteção
O juiz Alan Peixoto, da comarca de Crissiumal, a 480 quilômetros de Porto Alegre, determinou que uma mulher se mantenha a pelo menos 50 metros do ex-marido, estendendo também para um homem a medida de proteção prevista pela Lei Maria da Penha. A decisão admitiu apenas, como exceção, que a mulher possa transitar a uma distância menor quando estiver entrando ou saindo de sua residência, localizada junto ao estabelecimento comercial onde o homem trabalha.