A pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi fechada na tarde deste domingo, 9, após o pneu de um avião de pequeno porte estourar durante o pouso. Cinco pessoas (dois tripulantes e três passageiros) estavam a bordo, mas não ficaram feridas, segundo informações da Infraero.
O jatinho pertence a empresa mineira de cimento Supermix Concreto. Se acordo com o site RadarBox, que monitora a trajetória dos voos, o jatinho Learjet, modelo 45, ano de fabricação 2015, havia partido de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, às 12h15, e chegou a Congonhas às 13h30, quando sofreu o acidente.
Em nota, a Infraero informa que, após uma “aeronave de pequeno porte pousar no Aeroporto de Congonhas, estourou o pneu do trem de pouso traseiro, causando saída de pista e parando na taxiway, às 13h32 deste domingo, 9/10”. “Todas as equipes técnicas foram acionadas e as providências necessárias tomadas de imediato para a retirada da aeronave o mais rápido possível.”
De acordo com a Infraero, a pista principal ficou interditada. A pista foi liberado para pousos e decolagens às 22h18. Ao menos 140 voos foram cancelados e passageiros ficaram a espera por mais de 12 horas por acomodação em hospedagens ou relocação em voos.