Antigamente, quem queria aprender uma nova língua, como o italiano, tinha que meter a cara nos livros, procurar uma aula presencial ou, para os mais ricos, passar uns meses na Itália. Hoje, no entanto, nunca foi tão fácil aprender italiano ou outras línguas. A tecnologia está aí para ajudar quem quer se tornar bilíngue, mas quais as vantagens de buscar esse aprendizado?
Muitas pessoas costumavam acreditar que conhecer um segundo ou um terceiro idioma era prejudicial, porque a rápida mudança entre os idiomas sobrecarregava excessivamente nossa mente. Contudo, os pesquisadores descobriram que nosso cérebro pode lidar facilmente com vários idiomas sem problemas.
Os benefícios de aprender uma nova língua
Existem muitos benefícios de aprender italiano, mas o maior benefício de aprender um novo idioma nem pode ser visto a olho nu. Estamos falando dos benefícios que um segundo idioma tem no cérebro. Pesquisas mostraram que os cérebros dos bilíngues têm mais conexões neurais engajadas e aprimoradas que os monolíngues.
De fato, vários idiomas servem como “exercício” para o cérebro, e estudos mostraram que o aprendizado de um novo idioma pode levar a capacidades mentais elevadas. Pode, por exemplo, melhorar a memória. Um estudo testou as memórias de trabalho de crianças monolíngues e bilíngues, dando-lhes tarefas de memória. Eles descobriram que os bilíngues superaram seus pares em todos os aspectos.
Uma língua estrangeira pode até ter um impacto positivo no desempenho acadêmico. Acredite ou não, pode melhorar sua pontuação em matemática. Um grupo de alunos da terceira série recebeu aulas de espanhol de 30 minutos, três vezes por semana, durante um semestre. Eles receberam um teste padronizado chamado Metropolitan Achievement Test. Os pesquisadores descobriram que o grupo experimental obteve uma pontuação significativamente maior em matemática e linguagem do que aqueles que não receberam treinamento em idiomas.
Além disso, também foi descoberto que o aprendizado de um idioma estrangeiro melhora as habilidades de tomada de decisão e multitarefa. E, se isso não for suficiente, o aprendizado de idiomas atrasa o início da demência. Portanto, uma habilidade que você adquiriu anos atrás pode distribuir benefícios ainda mais tarde na vida.
Porque aprender o italiano usando um aplicativo
Aplicativos como o Babbel, uma plataforma de e-learning disponível em vários idiomas, tornam a vida do estudante de línguas muito mais fácil. Além do italiano, estão disponíveis outras 13 línguas que são ensinadas em um método didático que torna a aprendizagem muito mais rápida. Aprender italiano nunca foi tão fácil.
A Itália e o idioma italiano possuem diversas influências no Brasil, que recebeu muitos imigrantes vindos de lá ao longo dos anos. Não é a toa que a cozinha italiana é uma das mais influentes por aqui. Além disso, a Itália é conhecida por sua forte influência nas artes e literaturas, com nomes famosos como Leonardo da Vinci e Dante tendo exportado suas obras para o mundo.
Aprender este idioma, portanto, é uma forma de conhecer mais sobre a gastronomia e arte da Itália. Adicionalmente, um novo idioma é sempre uma boa forma de dar um up no currículo e conseguir novas e melhores oportunidades profissionais.