
Os quartos dos Hotéis de Trânsito da Base Aérea de Anápolis que vão receber os brasileiros repatriados da China foram apresentados à imprensa nesta sexta (7). Eles contam com TV, frigobar, ar-condicionado, videogame internet e presentes para os hóspedes. Serão seis refeições diárias. Também contarão com apoio psicológico, pedagógico, emergência odontotógica, entre outros. Há uma grande área verde ao lado dos hotéis que poderá ser usada pelo grupo. Nela, há jogos de mesas, espreguiçadeiras e um pula-pula para crianças. As aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) com as 34 pessoas resgatadas de Wuhan, na China, chegam por volta da meia-noite de sábado (8) na Base Aérea de Anápolis (GO), onde as pessoas passarão por uma quarentena de 18 dias. A cidade chinesa é o epicentro do surto de coronavírus. A informação foi confirmada pelo brigadeiro Marcelo Damasceno, responsável pela Operação Regresso, em reunião com o presidente Jair Bolsonaro, no Ministério da Defesa, em Brasília.
Entre os 34 resgatados estão duas crianças de 2 e 3 anos. Além deles, 24 pessoas da equipe de resgate também passarão pela quarentena: 12 pessoas da equipe médica da FAB, dois médicos do Ministério da Saúde, duas pessoas da equipe de imprensa – entre elas, um cinegrafista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) – e oito tripulantes. Duas mulheres que têm filhos pequenos ficarão em um quarto com uma cama e um berço. Existem ainda casais sem filhos e homens e mulheres solteiras. Durante a quarentena, o grupo terá que usar máscaras nas áreas comuns sempre que saírem dos quartos. Eles farão cinco refeições diárias e terão acesso livre ao celular para falar com a família. Para amenizar o impacto do isolamento, haverá atividades e musicais, como a apresentação de bandas militares.
O grupo terá seus sinais vitais monitorados três vezes ao dia. Diante de qualquer alteração mais grave no quadro clínico, a pessoa envolvida será transportada, caso necessário, para o Hospital de Base, em Brasília.
Entre os 34 resgatados estão duas crianças de 2 e 3 anos. Além deles, 24 pessoas da equipe de resgate também passarão pela quarentena: 12 pessoas da equipe médica da FAB, dois médicos do Ministério da Saúde, duas pessoas da equipe de imprensa – entre elas, um cinegrafista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) – e oito tripulantes.
No dia 30 de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de coronavírus como emergência em saúde pública de importância internacional. Mais de 630 pessoas já morreram na China e 30 mil foram infectadas pelo novo vírus. No Brasil, nove pacientes são monitorados por suspeita de terem sido infectados. Até agora, nenhum caso foi confirmado.