
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 chegaram ao fim. Neste domingo (10), segundo dia de provas, foram aplicadas as de conhecimentos em ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática. A abstenção, candidatos que não compareceram aos locais de provas, foi de 30,6%, mais alto que a do primeiro dia mas ligeiramente mais baixo que no segundo dia da edição de 2023, que ficou em 32%. Os dados foram divulgados pelo MEC e Inep após o fim das provas.
Os candidatos tiveram cinco horas para responder a 90 questões de múltipla escolha. Na semana passada os candidatos tiveram que responder a 90 questões objetivas sobre linguagens e ciências humanas, e escrever uma redação sobre os “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Neste primeiro dia de provas, houve abstenção de 26,6%, dos mais de 4,3 milhões de inscritos, em 2024. No Paraná eram quase 180 mil inscritos.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep, a divulgação do gabarito das provas será até o dia 20 de novembro. E o resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2025.
Criada em 1998 para avaliar o desempenho escolar de quem concluiu a educação básica, a prova se tornou a principal porta de entrada para o ensino superior.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).