A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e a Associação Médica Brasileira (AMB) divulgaram, por meio de nota, na última semana apoio à vacinação contra a Covid-19. A SBI ressaltou ter acompanhado e analisado os resultados do estudo clínico da vacina do Instituto Butantan, divulgados no último 12 de janeiro, da mesma forma como analisou osdados de todas as vacinas já divulgados.
Em nota, a SBI afirma que a busca de vacinas para a Covid-19 foca, no momento, em controle de sintomas. “Com o tempo, poderemos focar na busca de imunidade que proteja da infecção. Nenhum dos estudos atuais está medindo isso, mas certamente essa preocupação virá logo depois de controlar a doença e reduzir as hospitalizações. A vacina do Instituto Butantan diminui 50% a chance de qualquer pessoa ter qualquer sintoma leve, e 78% de mais sintomas. Não houve vacinados internados. Isso é um resultado muito bom, como é o da vacina Oxford”, diz a nota.
A Associação Médica Brasileira, em nota afirmou que ‘demos ênfase à importância da vacinação da população contra o Sars-CoV-2 e, para tanto, apresentamos como
fundamentos as mais sólidas e atualizadas evidências cientificas da Medicina.”
Ambas ressaltam que para obter imunidade de rebanho, só é possível com vacinação. Daí a importância de vacinar o maior número possível de pessoas e no menor tempo possível. “Eficácia de 50% é um número considerado mínimo na população, pois reduziria o risco de doença em 50% se vacinássemos 100% das pessoas, lembrando que não sabemos atualmente o real risco – só saberemos quando tivermos testagem ampla”, diz a SBI.