papa francisco livro
Capa de “A Esperança nunca Decepciona”, do Papa Francisco (Divulgação)

Chega ao Brasil pela Editora Planeta, o último livro do Papa Francisco, onde ele aborda a esperança, tema do ano do Jubileu. Publicado na Itália poucos meses antes da morte do pontífice, o livro traz as reflexões do Santo Padre sobre questões essenciais para a sociedade e o mundo

Antes do início de 2025, o Papa Francisco convocou os fiéis católicos a se prepararem espiritualmente para o Ano Jubilar. As ideias e os pensamentos do Santo Padre estão na obra “A esperança nunca decepciona”, que chega agora às livrarias brasileiras.

Publicado internacionalmente poucos meses antes da morte do pontífice, o livro traz as reflexões de Francisco sobre temas essenciais para a sociedade e o mundo, além de ser considerado as palavras oficiais do que o Papa entendia sobre a esperança e como ser um peregrino dela.

Com uma linguagem carregada da marca de Francisco, repleta de empatia, sensibilidade e acolhimento, o Santo Padre aborda questões como família, educação, pautas sociais, políticas e econômicas, além de geopolítica, migrações, crise climática, novas tecnologias e paz. Mais do que uma preparação espiritual, a obra oferece um convite para que as pessoas não se deixem levar pela passividade ou resignação diante de tantos desafios, como guerras, pobreza, desastres naturais e conflitos sociais, mas se municiarem de solidariedade e esperança para enfrentá-los.

Papa Francisco: livro reforça a esperança

Parte do legado do primeiro líder latino-americano da Igreja Católica, ao longo das páginas, Francisco reforça os posicionamentos que defendeu durante os 12 anos de papado. “Porque a esperança ‘não decepciona’, penso nos nossos jovens, nos tantos migrantes obrigados a abandonar as suas terras, nas pessoas privadas de liberdade, em quantos sofrem as consequências das guerras, nos milhões de pobres de todo o mundo que lutam para sobreviver, nas mulheres que ainda lutam em toda parte pela verdadeira igualdade. Em todas as pessoas que, longe de serem estatísticas, são para nós rostos reais nos quais irradia a esperança. Foram eles que me inspiraram neste livro.”, escreve o pontífice.

Eternizando a mensagem de fraternidade e justiça social que caracterizaram o pontificado de Bergoglio, A esperança nunca decepciona é um chamado para que todos e todas se tornem peregrinos por um mundo melhor. Em suas últimas palavras aos fiéis, Papa Francisco os conclama a enfrentar com confiança as questões e adversidades, frutos de um tempo de instabilidade e medo, e incentiva que as pessoas sigam juntas por um caminho de alegria, comunhão e esperança em um futuro mais unido e fraterno.

FICHA TÉCNICA

Título: A esperança nunca decepciona

Autor: Papa Francisco

ISBN: 978-85-422-3401-5

Páginas: 224 p.

Preço livro físico: R$59,90

Editora Planeta

SOBRE O AUTOR

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936 e morreu em 21 de abril de 2025. Filho de imigrantes italianos, foi sacerdote da Companhia de Jesus desde 1969. Foi ordenado bispo em 1992, nomeado arcebispo de Buenos Aires em 1998 e criado cardeal em 2001. No dia 13 de março de 2013, o Conclave o elegeu Bispo de Roma, o 266º papa da Igreja Católica. Escolheu seu nome de pontífice inspirando-se em Francisco de Assis, porque simboliza “homem da pobreza, homem da paz”.

SOBRE A EDITORA PLANETA

A Editora Planeta Brasil, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que englobam o melhor dos gêneros ficção e não ficção: Academia, Crítica, Essência, Outro Planeta, Paidós, Planeta, Planeta Estratégia, Planeta Minotauro e Tusquets. A Planeta Brasil lança cerca de 150 livros todos os anos. Em faturamento, está entre as cinco maiores editoras do Brasil.