Verbas

Bem Paraná

Divulgação da atividade parlamentar, consultoria e combustível são os itens em que os deputados mais gastaram recursos da verba indenizatória nos três primeiros dias úteis de abril. Desde a última quarta-feira o portal da Câmara na internet detalha a prestação de contas feita pelos parlamentares. Como a Mesa Diretora decidiu tornar públicas as despesas pagas somente a partir deste mês, até agora estão disponíveis as contas de apenas 45 dos 513 deputados. Juntos, eles receberam R$ 60.931,02.

Presos
Foram presos ontem os acusados de assassinar o secretário adjunto de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, César Pizzano. O crime aconteceu esta madrugada, quando Rafael Pereira Araújo e Erisson Gomes Silva, ambos com 20 anos, teriam baleado Pizzano com um tiro no peito. Os dois estavam em um barzinho na zona Norte da cidade. Com Araújo, que já tem passagem pela Polícia por assalto, foi encontrada uma pistola 6.35 com uma cápsula deflagrada, a mesma de onde partiu o projétil que matou Pizzano. Erisson Silva, que foi baleado na perna pelo secretário, fugiu mas foi perseguido e capturado pelos policiais.

Naufrágio
As buscas pelos seis desaparecidos no naufrágio da embarcação Dona Zilda, às 3h deste domingo, em Itacoatiara (AM), continuarão hoje. Dos 47 passageiros, 41 sobreviventes foram resgatados pela Agência Escola Flutuante (AgEFlu) Mutirum III, do Comando do 9º Distrito Naval. O barco estaria transportando pessoas e carga além da capacidade.  Além do excesso de passageiros, já que a embarcação tinha capacidade para transportar 35 pessoas e três tripulantes, os sobreviventes afirmaram que havia excesso de carga.

Aeroporto
Dezenas de moradores e donos de estabelecimentos comerciais, localizados próximos ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, fizeram ontem manifestação contra uma eventual ampliação das pistas do terminal. O ato ocorreu no saguão do aeroporto, de onde o grupo saiu em caminhada até à Avenida Washington Luiz, mantendo uma concentração no local onde ocorreu o acidente com o avião da TAM, que matou 199 pessoas em julho de 2007. O objetivo é tentar barrar o projeto em estudo para a reforma, segundo Renê Cadaval, presidente da Associação dos Moradores do Entorno de Congonhas (Anea). Ele defende que a utilização do terminal seja limitada a aviões com capacidade de transportar, no máximo, 100 passageiros e entende que ampliar a capacidade operacional de Congonhas implicaria uma série de transtornos.