Vice de Dilma confirma vetos ao Código Florestal

Segundo Temer, presidente vai excluir artigos que implicam em anistia a desmatadores

Bem Paraná

O vice-presidente da República, Michel Temer, disse ontem que o texto do Código Florestal sofrerá vetos parciais da presidente Dilma Rousseff. Dilma tem até amanhã para decidir sobre o tema. Vetos parciais, respondeu Temer, quando deixava o gabinete da vice-presidência, depois da reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o empresário João Dória Jr. e o economista Paulo Rabello de Castro. Temer, no entanto, disse que não sabe o número de artigos que deverão ser vetados por Dilma.

O governo não concorda com as mudanças feitas na Câmara do texto aprovado pelo Senado. Uma das maiores queixas é em relação ao artigo 62, que, no entender do Planalto, significa anistia aos desmatadores.
Os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) receberam na manhã de ontem cerca de 2 milhões de assinaturas contra o texto do Código Florestal.
A presidente Dilma se reuniu ontem com líderes dos partidos da base aliada para explicar os vetos que fará ao texto do Código Florestal, aprovado pelo Congresso. O objetivo era diminuir a resistência dos parlamentares e evitar a derrubada do veto a vários artigos. O governo não concorda com as mudanças feitas na Câmara dos Deputados.

Uma das principais queixas é em relação ao artigo 62, que, no entender do Planalto, significa anistia aos desmatadores. O artigo trata da polêmica regularização de propriedades que desmataram a Área de Preservação Permanente (APP) – regiões de proteção ambiental ao longo de cursos d’água, encostas e topos de morro. Somente depois de se reunir com os líderes a presidente pretende anunciar os artigos que serão vetados do Código Florestal.
Na quarta-feira, a presidente Dilma, mais uma vez, dedicou praticamente toda sua agenda à discussão de cada um dos itens dos vetos que pretende fazer ao texto com todos os ministros envolvidos.