marcos_vilaca2011 (1)
Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça (Foto: Lúcia Orique/Ministério da Cultura)

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) lamenta profundamente as mortes de dois “imortais” da literatura nacional. Na sexta-feira (28) morreu a escritora, ensaísta e professora Heloísa Teixeira e, neste sábado (29), o advogado, jornalista e poeta Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça.

Heloísa Teixeira, aos 85 anos, foi uma intelectual de referência no campo da crítica literária e do feminismo no Brasil. Membro da Academia Brasileira de Letras, professora universitária e pesquisadora, destacou-se por abrir caminhos para novas vozes na literatura brasileira. Sua dedicação à pesquisa acadêmica contribuiu para ampliar e diversificar o debate cultural no país. Sua atuação permanece como um legado para a cultura brasileira.

Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça, também aos 85 anos, foi membro da Academia Brasileira de Letras e presidiu a instituição no biênio 2006-2007. Teve uma carreira nas áreas jurídica, cultural e literária. Foi Secretário de Cultura do Ministério da Educação e Cultura, professor universitário, ministro e presidente do Tribunal de Contas da União, além de autor de obras importantes sobre a realidade sociopolítica do Nordeste.

A CBL presta suas homenagens a essas duas figuras centrais da cultura brasileira, cuja contribuição intelectual e humanística deixa uma marca indelével no cenário literário e cultural do país.