ITAMBE
Foto: Gabriel Belo / Bem Paraná

Com 48 anos de história e fundada por famílias paranaenses, a Cimento Itambé anunciou nesta terça-feira (20), a inauguração de seu terceiro forno de produção. O investimento totaliza R$ 500 milhões e é o maior já feito pela empresa. Com capacidade adicional de 600 mil toneladas por ano, a companhia aumenta a capacidade de produção em 120%, além de incorporar tecnologia de ponta.

De acordo com o diretor-superintendente da Itambé, Alexander Aras, o forno representa mais um avanço tecnológico e reflete o propósito que a empresa tem de crescer com responsabilidade e inovar com respeito ao meio ambiente.

“Indicador de qualidade de vida é consumo de cimento. Quando vocês olham qualquer país do mundo com crescimento diferenciado é porque o consumo de cimento cresceu. Quando vejo o Paraná crescendo nesta dimensão é assim eu vejo, nós queremos crescer juntos!”, diz

O equipamento recém-instalado utiliza tecnologia alemã de alta performance, reconhecida mundialmente por sua eficiência e confiabilidade. Toda a planta opera com automação completa dos processos industriais, garantindo maior controle de qualidade, segurança operacional e desempenho energético.

Além disso, o projeto também tem pegada ambiental. A linha foi projetada para operar com até 50% de substituição dos combustíveis fósseis por fontes alternativas e renováveis, como biomassa e resíduos industriais — medida que contribui diretamente para a redução das emissões de CO₂ e aumento da eficiência energética.

Geração de empregos

A nova estrutura, além de gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos durante os dois anos de construção, integra-se à capacidade atual de 2,5 milhões de toneladas de cimento. A ampliação da capacidade produtiva é inclusive suficiente para construir 350 quilômetros de estradas pavimentadas com concreto ou 120 mil casas populares de 50 m².

O governador Ratinho Jr (PSD) esteve no evento e destacou que o Paraná tem sido um ambiente de tranquilidade para investimentos.

“Criamos um ambiente de tranquilidade. O empresário quer que a coisa funcione e para funcionar, a política também precisa estar em paz. Criamos um ambiente tranquilo! O empresário pode gerar seu dinheiro, pagar seus impostos e fazer o estado crescer. Em qualquer lugar no mundo é importante ter uma empresa como a Itambé”.

Na visão do prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD), a parceria com a Itambé reforça a importância da capital e da Região Metropolitana andarem sempre juntas.

“Curitiba é uma cidade metropolitana! Nós temos que nos ajudar, nos auxiliar. Criar as políticas públicas em conjunto. Todos os prefeitos estão com alinhamento forte. Por isso fiz questão de vir até aqui. O investimento será de R$ 1 bilhão em cinco anos. A Itambé emprega gente de Balsa Nova, Campo Largo e da capital”

O prefeito de Balsa Nova Clever Polleto (PL) destacou que o investimento representa não apenas um marco histórico para a Itambé, mas também para o município.

“Representa desenvolvimento, inovação, geração de emprego e a continuidade de uma parceria sólida!”

O prefeito de Campo Largo Mauricio Rivabem (PSD) acredita que o crescimento da empresa é animador.

“Nós entendemos que a Itambé também é Campolarguense. Quando vê uma empresa que traz essa renda é muito bom. O Paraná vive um dos melhores períodos de sua história”.

Compromisso com o futuro

A nova linha consolida a posição da Itambé como uma das principais fornecedoras de cimento da Região Sul, preparada para atender às demandas de infraestrutura, habitação e pavimentação com alto desempenho técnico e responsabilidade ambiental.

O investimento também reforça o papel da Itambé como empresa de capital 100% paranaense, que reinveste continuamente na região e participa ativamente da  construção de um futuro mais sustentável e próspero para o Paraná.

Atualmente, a empresa tem capacidade de produção de 3 milhões de toneladas por ano e é referência nacional em qualidade e eficiência. Com 1.200 colaboradores diretos, a companhia possui forte presença na economia regional e contribui de forma decisiva para o desenvolvimento social e industrial do Paraná.