piscina
Piscina do Colégio Estadual do Paraná terá cobertura e sistema de aquecimento. (Divulgação)

A instalação de uma cobertura e um sistema de aquecimento para a piscina do Colégio Estadual do Paraná (CEP) foram incluídas em uma indicação de emenda parlamentar. O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA2025), com uma proposta de R$ 850.000,00 para a cobertura e o aquecimento da piscina de aprendizado.

A novidade foi anunciada na última segunda, 7, pelo deputado estadual Goura (PDT) e pelo deputado federal Elton Welter (PT) em visita à diretora-geral do CEP Laureci Schmitz.

A emenda é resultado da atuação conjunta dos dois deputados e tem como objetivo modernizar a infraestrutura esportiva do Colégio Estadual do Paraná.

“O dinheiro dessa emenda vai garantir a melhoria do espaço e a piscina poderá ser usada durante o ano todo, inclusive em dias frios”, comemorou a diretora do colégio.

Conquista conjunta

“Essa emenda que a gente destinou para a piscina de aprendizado do Colégio Estadual é uma grande conquista. É de minha autoria, mas foi feita a pedido do deputado Goura”, disse Elton Welter. “Já está carimbada e garantida no Orçamento da União de 2025.”

“É um privilégio colaborar para a melhoria da infraestrutura do Colégio Estadual, não só pela importância histórica do colégio, mas também por tudo o que ele representa para a educação pública do Paraná”, destacou Goura.

A emenda parlamentar faz parte da ação orçamentária “Apoio à implantação e modernização de infraestrutura para esporte amador, educacional, recreativo e de lazer”, que tem como propósito promover inclusão social e incentivar a atividade física entre os estudantes.

Para a diretora, com a cobertura e o aquecimento os alunos vão ter melhores condições para as aulas e poderão usar o espaço da piscina de aprendizado o ano todo.

“Para muitos dos nossos alunos, principalmente de Região Metropolitana, a piscina do colégio é a única oportunidade de aprender a nadar. Com essa emenda, os filhos dos trabalhadores vão ter mais esse benefício”, afirmou Laureci.

Trâmite da emenda

O deputado Goura explicou que a formalização do repasse dos valores da emenda segue um trâmite que envolve a Secretaria da Educação e a Fundepar.

“Estamos alinhando tudo com o líder do governo, deputado Hussein Bakri, que também é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, para que o dinheiro chegue ao seu destino”, informou Goura.