
A estiagem que afetou a agricultura no Paraná causou alta nos preços de frutas, verduras e hortaliças em 2024. Com isso, os Sacolões da Família de Curitiba são uma opção mais em conta para continuar mantendo uma alimentação saudável.
De acordo com um relatório divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), frutas como o abacate registraram aumento de aproximadamente 200% no preço no último ano.
Além do abacate, outros produtos também registraram aumentos significativos devido às condições climáticas adversas em 2024. Por exemplo, o quiabo teve um aumento de 84,96%; a abobrinha brasileira subiu 47,30%; o chuchu, 42,65%; e a berinjela, 27,45%, segundo relatório do Deral.
Aprovação dos curitibanos
Além do preço fixo de R$ 3,99 para os produtos da estação nos Sacolões da Família, os permissionários têm liberdade para oferecer valores ainda mais baixos, com promoções frequentes nas 11 unidades do programa, ampliando a economia para os consumidores.
A pensionista Eunice de Abreu Santos, de 64 anos, é frequentadora assídua da unidade do Sacolão da Praça Rui Barbosa, no Centro. “Procuro sempre fazer as compras das frutas e verduras da semana aqui porque o preço é muito bom”, conta.