bocaiuva do sul
Concurso público de Bocaíuva do Sul, na Grande Curitiba, para o cargo de advogado, é anulado pela Justiça do Paraná. (Prefeitura de Bocaíuva do Sul)

Parte do concurso público da Prefeitura de Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi anulado pela Justiça do Paraná. A decisão atendeu a uma ação interposta pelo Ministério Público do Paraná ao processo que visava a contratação de profissional para ocupar a função de advogado do município.

Leia mais:

Conforme apuração da Promotoria de Justiça da comarca, que propôs a ação civil pública, foram identificadas uma série de irregularidades na organização e execução do Concurso Público 01/2024. Foram requeridos na medida judicial o Município e a empresa organizadora da seleção.

Áudio do promotor de Justiça Rafael Pereira

As investigações tiveram início após o recebimento de diversas reclamações pela Promotoria de Justiça que constatou alguns problemas, como o fato de a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Seção Paraná) não ter sido avisada da realização do certame, o que a impossibilitou de participar de sua fiscalização, o que é obrigatório nesses casos.

Além disso, o candidato aprovado em primeiro lugar para o cargo de advogado integra o corpo jurídico da Prefeitura como assessor jurídico, o que, no entender da Promotoria de Justiça “levanta dúvidas quanto à imparcialidade e à lisura do processo seletivo”.

A sentença, publicada na última semana, no dia 17 de setembro, determina a nulidade do concurso público, exclusivamente para o cargo de advogado (para os demais cargos não há ação em andamento), com a respectiva anulação do ato de homologação dos aprovados, obrigando a Administração Pública municipal a realizar novo certame, desta vez com a participação da OAB/PR.